Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25203
Título: Uma análise bibliografica da qualidade de vida de idosos praticantes de atividade física
Autor(es): Silva, Yanna Karlla Rodrigues Da
Palavras-chave: Idosos
Atividade Física
Qualidade de vida
Data do documento: 4-Dez-2020
Resumo: O Envelhecimento Humano vêm sendo o foco de bastante atenção para os cientistas, pelo fato de ter aumentado o número de pessoas na “terceira idade” nos últimos anos, e também pela expectativa desse número evoluir com o decorrer dos anos. A prática regular de exercícios físicos é uma estratégia preventiva primária, atrativa e eficaz, para manter e melhorar o estado de saúde física e psíquica em qualquer idade, tendo efeitos benéficos diretos e indiretos para prevenir e retardar as perdas funcionais do envelhecimento, reduzindo o risco de enfermidades e transtornos frequentes na terceira idade tais como: a hipertensão, a diabetes, a osteoporose, a desnutrição, a ansiedade, a depressão e a insônia. Logo o presente estudo teve como objetivo analisar a importância da atividade física para a qualidade de vida dos idosos. Por meio de uma revisão Bibliográfica com abordagem qualitativa, a partir das palavras-chave em saúde: “Idosos”, “Atividade física” e “Qualidade de vida”, extraídos de artigos nas bases de dados: Scielo, Lilacs e Pubmed, entre os períodos de 2014 a 2020. Foram utilizados como critérios de inclusão: artigos disponíveis gratuitamente e em português. E foram excluídos: teses, dissertações e monografias. Considerando a melhora da qualidade de vida dos idosos que praticam atividade física percebe-se que, os efeitos são positivos no que concerne, saída do idoso do isolamento, diminuição das chances de doenças como depressão, melhora da força e do equilíbrio. Conclui-se, que existe a necessidade da ampliação das políticas públicas voltadas a saúde dos idosos, estimulando estes a prática de exercícios físicos, combatendo o sedentarismo e proporcionando a melhora da qualidade de vida.
Descrição: SILVA, Yanna Karlla Rodrigues da. Uma análise bibliográfica da qualidade de vida de idosos praticantes de atividade física. 2020. 27f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25203
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yanna Karlla Rodrigues da SilvaPDF - Yanna Karlla Rodrigues da Silva341.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito130.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.