Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2525
Título: Construção de sentidos e identidade feminina: uma análise semântico-discursiva das tiras da Mafalda
Autor(es): Paulino, Jéssika Aline de Lima
Palavras-chave: Semiótica
Análise do Discurso
Gênero Feminino
História em Quadrinhos
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar um conjunto de tiras da personagem Mafalda, de Quino, mediante abordagens teóricas da Semântica e Pragmática, bem como da Análise do Discurso de linha francesa. Buscou compreender e discutir como se dá a construção de sentidos e da identidade feminina nesse gênero do discurso, tendo como aporte teórico: Austin (1990); Bakhtin/Voloshinov (1992); Brandão (2004); Fernandes (2008); Mendonça (2003); Orlandi (1988; 2002; 2006); dentre outros. A hipótese inicialmente levantada para este problema foi que a construção de sentidos se dá a partir da relação que há entre o texto verbal e não verbal, que nos induz a construir os sentidos através de estratégias discursivas que produzem diferentes efeitos de objetividade e subjetividade. Em relação à Construção da Identidade Feminina, há um confronto ideológico entre as personagens, enquanto representação de sujeitos sociais. Por ser um gênero usual entre pessoas de diversas classes sociais, a partir dos mais diferentes meios de comunicação, a tira é portadora de uma linguagem crítica, criativa, engraçada, resultantes das inúmeras marcas linguísticas de sentido identificadas em sua leitura, as quais são importantes para a compreensão entre os sujeitos envolvidos no contexto de atuação desse gênero. O que justifica o desenvolvimento dessa pesquisa. Acreditamos que os resultados obtidos foram satisfatórios, possibilitando entender como se dão os fenômenos da significação em linguagem na linguística contemporânea, presentes no gênero em análise. Um estudo que permitiu a abertura dos caminhos para futuras pesquisas do fazer científico nas linhas teóricas base desse estudo.
Descrição: Paulino, J. A. de L. Construção de sentidos e identidade feminina: uma análise semântico-discursiva das tiras da Mafalda. 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2525
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssika Aline de Lima Paulino.pdfJéssika Aline de Lima Paulino736.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.