Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25299
Título: O fenômeno do "novo cangaço" no estado da Paraíba: uma nova perspectiva dos fatores que incidem nos ataques físicos as instituições financeiras
Autor(es): Santos, Jobson Henriques Viegas dos
Palavras-chave: Cangaço
Organizações criminosas
Novo cangaço
GEOsAC
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a atuação do “Novo Cangaço” em assaltos realizados a instituições financeiras no interior do Estado da Paraíba. Para isso foi feita uma análise histórica comparando o Cangaço de Lampião com o fenômeno do “Novo Cangaço” e como a legislação penal é aplicada no combate a essa nova modalidade de ilícito. Para isso foram utilizados como metodologia os métodos indutivo e observacional. Quanto ao tipo de pesquisa, é bibliográfica quanto aos meios, pois serão analisadas publicações em livros, revistas, artigos científicos, doutrinas, legislações, entre outros materiais disponíveis em acervos públicos e particulares e quanto aos fins será descritivo. É importante destacar, ainda que serão abordadas as semelhanças e as diferenças entre o cangaço de Lampião e o “novo cangaço”, pois o modus operandi dessas organizações criminosas são bastante semelhantes, como o uso do terror para amedrontar moradores de cidades interioranas, o uso de armas superiores as pertencentes as forças policiais, ou ainda, o fato de que os bandos são compostos por grupos de dez a quinze pessoas. A justificativa para a escola do tema se dá pela pouca produção acadêmica a respeito do assunto e, por fim, foi utilizada como hipótese para responder ao questionamento central do artigo o fato de que o Estado deve investir mais em tecnologias e em poder bélico, porém os bancos também devem assumir uma parcela da responsabilidade investindo parte dos seus lucros em segurança física e tecnológica.
Descrição: SANTOS, J. H. V. dos. O fenômeno do "novo cangaço" no estado da Paraíba: uma nova perspectiva dos fatores que incidem nos ataques físicos as instituições financeiras. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25299
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jobson Henriques Viegas dos SantosPDF - Jobson Henriques Viegas dos Santos812.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito660.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.