Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25303
Título: Estudo dos websites dos arquivos públicos estaduais do Brasil: uma análise dos serviços oferecidos ao usuário
Autor(es): Carvalho, Carla Rafaela Ferreira de
Palavras-chave: Arquivos estaduais
Websites de arquivos públicos
Serviços arquivísticos
Data do documento: 11-Out-2021
Resumo: Garantir o acesso aos usuários é um dos conceitos primordiais dos arquivos e centros de documentação, sendo assim, é de caráter essencial que as instituições voltadas à informação acompanhem o contexto contemporâneo e a mobilidade dos dados por ele proporcionada. Nesse momento atual, com o auxílio da internet, todo e qualquer conhecimento deve ficar ao alcance do usuário. Assim, esta pesquisa foi realizada com o objetivo de verificar a existência dos arquivos estaduais e arquivo distrital brasileiros na World Wide Web, buscando por seus respectivos websites/páginas, delimitando critérios para sua avaliação, e, por fim, construindo uma análise dos dados coletados. Foram utilizadas as abordagens exploratória, descritiva e quanti-qualitativa, e a revisão bibliográfica desenvolveu-se com base em estudos como o de Mariz, (2012), Santos (2018), Ohira e Prado (2005), e auxílio das narrativas de Bellotto (2006) e Archer (2011). Os dados coletados revelaram que 17 estados, entre 27 unidades federativas brasileiras, possuem websites/páginas para disponibilizar seu acervo e/ou para se comunicar com seu usuário. Os resultados obtidos revelam ainda que vários arquivos estaduais precisam promover melhorias nos seus sites/arquivos principalmente no que diz respeito aos critérios referenciais, ferramentas de pesquisa e materiais extras. Além disso, foi possível concluir que os websites dos arquivos das regiões Sul e Sudeste, diante dos critérios utilizados, atingiram um percentual de adesão acima das outras regiões.
Descrição: CARVALHO, C. R. F. de. Estudo dos websites dos arquivos públicos estaduais do Brasil: uma análise dos serviços oferecidos ao usuário. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25303
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carla Rafaela Ferreira de Carvalho1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito114.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.