Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25313
Título: Meio ambiente e desenvolvimento sustentável: uma proposta de sequência didática nas aulas de geografia
Autor(es): Gouveia, Allison Ramon Aureliano
Palavras-chave: Ensino de geografia
Desenvolvimento sustentável
Sequência didática
Data do documento: 20-Ago-2021
Resumo: A atual pesquisa reflete sobre as questões ambientais e a urgência de processos de mediação dessa temática na educação básica, nas aulas de Geografia. Assim, entendemos a urgência do tema onde o Planeta vivência um processo predatório, desse modo, enquanto seres indissociáveis da Natureza nós humanos e dotados de uma racionalidade precisamos intervir na perspectiva da mitigação desse processo que pode nos levar a extinção. Nesse sentido, este trabalho tem como premissa a elaboração de uma Sequência Didática – SD na perspectiva do ensino híbrido para estudos do desenvolvimento sustentável no 2º ano do ensino médio Escola Estadual Deputado Pedro Pascoal de Oliveira no componente curricular Geografia. Para tanto, nos ancoramos em um vasto aporte teórico com autores renomados e autores contemporâneos. Os procedimentos metodológicos primaram por dar voz aos estudantes a partir da aplicação de questionários seguindo o que preza os fundamentos da pesquisa aplicada, do tipo descritiva e de abordagem qualitativa. Com a proposta de sequência a pesquisa visa contribuir de forma significativa nas aulas de Geografia, apresentando uma nova metodologia capaz de desenvolver os conhecimentos do aluno acerca do tema, instigando a utilizar-se de criatividade e promovendo a pesquisa, trabalhando suas capacidades e conhecimentos, contribuindo para uma melhora na apreensão do conteúdo e de participação e envolvimento nas aulas.
Descrição: GOUVEIA, A. R. A. Meio ambiente e desenvolvimento sustentável: uma proposta de sequência didática nas aulas de Geografia. 2021, 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25313
ISSN: CDD 591
Aparece nas coleções:I - EG - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allison Ramon Aureliano Gouveia.pdf1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdf98.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.