Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25351
Título: O poder geral de cautela no processo penal brasileiro: adoção da taxatividade mitigada das medidas cautelares diversas da prisão
Autor(es): Carneiro, Ana Flávia Diôgo
Palavras-chave: Poder geral de cautela
Processo penal brasileiro
Registros discursivos ambivalentes
Data do documento: 15-Mai-2019
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar a dinâmica do poder geral de cautela no âmbito do processo penal brasileiro, e tem como objetivos: compreender o instituto em seu aspecto histórico, conceitual, legal e finalístico; avaliar como doutrina e jurisprudência têm se posicionado em relação a possibilidade de aplicação de medidas cautelares atípicas na esfera processual penal; e, de forma reflexa, registrar como as divergências relacionadas à matéria guardam intimidade com a abertura do sistema jurídico brasileiro e com a expansão do poder judicial na contemporaneidade. Justifica-se a escolha do tema pelo fato de o uso subsidiário do poder geral de cautela no processo penal ser matéria controvertida, que inspira pesquisas e debates profícuos sobre a liberalidade, ou não, de criação e aplicação de cautelares pelo magistrado. No que diz respeito à metodologia, a pesquisa é eminentemente exploratório-descritiva e se desenvolveu pelo levantamento bibliográfico de conteúdos doutrinários e jurisprudenciais favoráveis e desfavoráveis ao manejo de medidas cautelares inominadas pelo juiz criminal, sendo o estudo, portanto, um convite à reflexão destes registros discursivos ambivalentes.
Descrição: CARNEIRO, Ana Flávia Diôgo. O poder geral de cautela no processo penal brasileiro: adoção da taxatividade mitigada das medidas cautelares diversas da prisão. 2019. 46f. Monografia (Especialização em Prática Jurídica). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25351
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Flávia Diôgo Carneiro.pdf11.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.