Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25354
Título: A aplicação das medidas cautelares diversas da prisão pelo Tribunal de Justiça da Paraíba nos crimes de homicídio
Autor(es): Nascimento, Thiago Lemos do
Palavras-chave: Prisão provisória
Medidas cautelares
Lei penal
Homicídio
Tribunal de Justiça da Paraíba
Data do documento: 21-Mai-2019
Resumo: As medidas cautelares introduzidas pela Lei n.º 12.403/2011 foram um instituto inovador para permitir o desencarceramento dos presos provisórios no Brasil. Tais medidas são instrumentos à disposição do julgador para garantir a instrução criminal e a futura aplicação da lei penal. O estudo presente traz uma breve reflexão sobre como o Tribunal de Justiça da Paraíba tem aplicado as medidas cautelares ou tem deixado de as implementar nos casos de crimes de homicídio. O trabalho se debruçou sobre as decisões emitidas pelo corte entre 2015 e 2018 e verificou as fundamentações utilizadas pelos magistrados para concessão e negativa de tais medidas acauteladoras. Foi constatado que as medidas cautelares ainda não são a regra na práxis do Tribunal e que diversos fatores são considerados quando da aplicação dos referidos institutos: condições pessoais do réu, condições da prática do crime, temor público, reiteração delitiva e demora injustificada da instrução criminal. A pesquisa foi bibliográfica, exploratória, empírica e se concentrou nas decisões publicadas no sítio do Tribunal na rede mundial de computadores.
Descrição: NASCIMENTO, Thiago Lemos do.A aplicação das medidas cautelares diversas da prisão pelo tribunal de justiça da paraíba nos crimes de homicídio. 2019. 60f. Monografia (Especialização em Prática Jurídica). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25354
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Lemos do Nascimento.pdf19.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.