Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25357
Título: O crime de insider trading no direito brasileiro
Autor(es): Batista, Matheus Meira
Palavras-chave: Direito Econômico
Direito Penal Econômico
Insiders
Insider Trading
Data do documento: 3-Mai-2019
Resumo: A finalidade do presente trabalho é fazer uma análise sobre o instituto do insider trading no Direito brasileiro. O uso indevido de informação privilegiada já existe em nossa legislação desde a década de 70, quando foram criadas as Leis nº. 6385/76 e 6404/76, que já previam formas de responsabilização nas áreas administrativa e civil. Porém, somente no ano de 2001 que essa prática foi tipificada como crime no Direito brasileiro, com o advento da Lei nº. 10.303/01, que incluiu o capítulo “Dos Crimes Contra o Mercado de Capitais” a Lei nº. 6385/76, e em seu artigo 27-D, inovou ao trazer o crime de uso indevido de informação privilegiada, sendo cominada uma pena de 1 a 5 anos de reclusão e pena de multa que pode chegar até o triplo do valor do montante da vantagem obtida. Serão abordados o Direito Econômico e o Direito Penal Econômico, que regem as relações no mercado, o princípio do Full Disclosure, princípio esse basilar para o funcionamento do mercado e que proíbe a prática do crime de insider trading. Serão tratados os elementos objetivos e subjetivos desse delito, discorrendo sobre o bem jurídico tutelado, os agentes ativo e passivo e o objeto do crime do uso indevido de informação privilegiada. Sendo feito, também, um estudo de alguns casos relevantes. Observa-se que mesmo após 18 anos da tipificação do insider trading, esse ainda é um tema que encontra dificuldades para chegar ao Judiciário, principalmente no tocante a produção de provas, resultando na maior duração de processos dessa natureza. Consequentemente os prazos prescricionais tornam-se elementos imprescindíveis a efetividade da Lei, pois como as penas cominadas a esse crime são, um tanto quanto, brandas o risco do julgamento do processo ocorrer após o decurso do prazo é bem elevado. E portanto, devido a atualidade da temática é de extrema importância se fazer um estudo mais aprofundado.
Descrição: BATISTA, Matheus Meira. O crime de insider trading no direito brasileiro. 2019. 50f. Monografia (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25357
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Matheus Meira Batista.pdf13.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.