Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25360
Título: A estetização do dejeto em Clarice Lispector: uma leitura psicanalítica de “A Paixão Segundo G.H.”
Autor(es): Queiroz, Pâmela Cristina Almeida
Palavras-chave: Dejeto
Ideais
Objeto
Psicanálise
Data do documento: 10-Dez-2020
Resumo: Este trabalho reflete acerca do conceito de dejeto em associação com ideais através de uma leitura de trechos do romance A Paixão Segundo G.H. de Clarice Lispector, no que propõe uma interlocução entre psicanálise e literatura. Apresenta como objetivos propiciar um diálogo entre psicanálise, arte e literatura e pensar o modo como dejetos e ideais sublimes coexistem em criações artísticas. Não obstante os limites interpretativos de toda e qualquer leitura, a psicanálise encontra na arte uma importante aliada para troca de saberes, uma vez que ambas atentam para a singularidade humana e admitem o dejeto no seio de suas elaborações. Sob esse prisma, a escrita de Clarice Lispector adquire destaque pela forma com que aborda o furo estrutural que torna a linguagem impassível de tudo dizer. A trama de G.H. permite conjecturar o lado dejeto do objeto como o que persiste sem simbolização, isto é, o gozo não sublimado e tornado rejeito pelo processo de criação de ideais. Tendo em conta o caráter por vezes rígido e excludente dos ideais impostos pela civilização, a cultura termina por incitar certo grau de mal-estar em seus indivíduos pela intolerância ao que marginaliza como dejetos. Neste cenário, a arte, porquanto abriga a aproximação entre dejetos e ideais, pode emergir como um possível recurso para a ressignificação do que reside no sujeito como intoleráveis imperfeições.
Descrição: QUEIROZ, Pâmela Cristina Almeida. A estetização do dejeto em Clarice Lispector: uma leitura psicanalítica de “A Paixão Segundo G.H.”. 2020. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25360
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pâmela Cristina Almeida QueirozPDF - Pâmela Cristina Almeida Queiroz617.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito362.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.