Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25362
Título: Variações da língua na etapa final da educação básica: aprendizagem e respeito as diferenças vocabulares à luz dos PCNEM e da BNCC
Autor(es): Nóbrega, Wanderson Kennedy da
Palavras-chave: Língua portuguesa
Sociolinguística
Documentos oficiais
Ensino médio
Data do documento: 30-Nov-2021
Resumo: O ensino da Língua portuguesa vai além da exploração da estrutura normativa padrão, pois a linguagem é mais produtiva e descritiva dentro da realidade variacional culta e dos demais formatos de manifestação usual da língua portuguesa no Brasil. Desse modo, percebemos a importância do ensino das variações da linguagem nas aulas de Língua Portuguesa durante o processo de formação do educando nos anos finais da educação básica, ou seja, no Ensino Médio. Esta pesquisa tem como objetivo observar as particularidades intrínsecas ao fenômeno variacional da língua com base nos documentos legais. Logo, investigamos com base no objetivo proposto, a conceituação e posterior problematização acerca da discriminação da linguagem variacional, a partir da observação sobre o norteamento defendido nos principais documentos que tratam sobre o processo educativo da língua durante a formação na última etapa da educação básica. O embasamento foi pautado na teoria da Sociolinguística, representado por Cagliari (1990); Bagno (2002, 2003, 2007); Labov (2008); Coelho (2015). Metodologicamente, este trabalho é de cunho bibliográfico, com base no método exploratório e observacional destinado a observações analíticas sobre o espaço dado à variação sociolinguística nos documentos oficiais. O corpus é composto pelos documentos legais referentes à Base Curricular Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Entre os resultados alcançados, destacamos que os documentos a exemplo dos PCNEM possuem dentre suas finalidades o direcionamento da prática pedagógica a partir da contemplação dos tipos textuais, que servem para mostrar ao discente as diversas possibilidades de uso da língua na prática no Ensino Médio. Portanto, ressaltamos que o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Médio terá de trabalhar além do ensino da variação culta, pois a análise dos inegáveis fenômenos linguísticos têm a finalidade de garantir aos alunos uma aprendizagem crítica, levando-os a conhecerem às variantes existentes na Língua materna, para que a partir deste contato possam perceber a prática do preconceito linguístico e contestá-lo.
Descrição: NÓBREGA, W. K. Variações da língua na etapa final da educação básica: aprendizagem e respeito as diferenças vocabulares à luz dos PCNEM e da BNCC. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25362
ISSN: CDD 410
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC WANDERSON Completo.pdf685.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdf69.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.