Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25387
Título: O princípio da presunção de inocência e a execução provisória da pena privativa de liberdade: uma análise da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal
Autor(es): Meneses, Diego Henrique Bezerra de
Palavras-chave: Presunção de inocência
Execução provisória da pena
Jurisprudência
Data do documento: 3-Mai-2019
Resumo: O tema do princípio da presunção de inocência e a execução provisória da pena privativa de liberdade possui ampla repercussão na doutrina e na jurisprudência atual, dividindo opiniões dos mais renomados juristas do país, em virtude da imprecisão sobre o alcance do princípio da presunção de inocência, aliada à necessidade de ponderar esse princípio com a efetividade da função jurisdicional na equação do devido processo legal. Esse dualismo polêmico, de difícil convivência prática, entre o direito à liberdade e a garantia de outros bens jurídicos, constitucionalmente tutelados, só reforça a importância do estudo acerca da presunção de inocência. Para isso, a metodologia empregada no desenvolvimento desta monografia partiu do método indutivo, com levantamento e análise de dados bibliográficos, baseando-se, em especial, na literatura jurídica brasileira, assim como na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e nas normas pertinentes ao tema proposto. Dessa forma, buscou-se analisar a presunção de inocência, de modo a conferir sua compatibilidade com o instituto da execução provisória da pena, ao passo que, a análise sistêmica dos preceitos normativos, o enquadramento da temática sob a perspectiva da mutação constitucional, a busca de um contexto de eficácia integral de todos os direitos fundamentais e da perspectiva da incidência do princípio da proporcionalidade, em especial sobre a proibição da proteção deficiente, permitiram demonstrar que o dualismo polêmico pode ser superado.
Descrição: MENESES, Diego Henrique Bezerra de. O princípio da presunção de inocência e a execução provisória da pena privativa de liberdade: uma análise da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. 2019. 46f. Monografia (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25387
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego Henrique Bezerra de Meneses.pdf16.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.