Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25396
Título: Programa Institucional Residência Pedagógica: concepções, desafios e suas contribuições na formação inicial do professor de Geografia
Autor(es): Pereira, Henrique Sabino da Silva
Palavras-chave: Formação de professor
Programa Residência Pedagógica - PRP
Estágio supervisionado
Geografia
Data do documento: 2-Dez-2020
Resumo: A presente pesquisa originou-se da necessidade de compreender a formação para a docência dos graduandos em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tomando como referência a análise da dimensão formativa representada pelo Programa Institucional Residência Pedagógica, Subprojeto Geografia, Campus I (UEPB), considerando as diferentes concepções de Estágio Supervisionado, os desafios e perspectivas dos licenciandos do mencionado Curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando o método fenomenológico e técnicas de pesquisa colaborativa. Para interpretação dos dados coletados, utilizou-se as técnicas da análise do discurso dos alunos bolsistas integrantes do Programa Residência Pedagógica. Através da pesquisa, foi possível compreender melhor aspectos do referido programa, tais como o auxílio da coordenação e dos professores preceptores para a sua realização, evidenciando-se a sua importância na formação de professores, a possibilidade de afirmação profissional e a valorosa experiência de inserção dos licenciandos na escola básica, embora ressalte-se que existem algumas limitações no desenvolvimento do Programa. Os discursos também revelaram que o curso de Geografia da UEPB vem cumprindo o seu papel na formação profissional, destacando-se o trabalho dos docentes e o cumprimento do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), embora os licenciandos também tenham tecido considerações sobre limitações metodológicas, que constituem empecilhos para uma formação mais direcionada para a docência.
Descrição: PEREIRA, H. S. S.. Programa Institucional Residência Pedagógica: concepções, desafios e suas contribuições na formação inicial do professor de geografia. 2020. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25396
ISSN: CDD 371.12
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_HENRIQUESABINODASILVAPEREIRA.pdfPDF - Henrique Sabino da Silva Pereira1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
HenriqueSabinodaSilvaPereira.pdfTermo de depósito54.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.