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Título: Concepções e perspectivas do ensino híbrido no contexto de formação inicial de professores de geografia e construção do conhecimento geográfico escolar
Autor(es): Silva, Maria Edwirges Gomes da
Palavras-chave: Educação
Geografia escolar
Tecnologias
Formação docente
Data do documento: 22-Set-2021
Resumo: Este trabalho advém de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) durante a quota 2020/2021 e elege como objeto de estudo a formação inicial de professores de Geografia do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande – PB, mais precisamente, o grupo de 16 licenciandos do curso cotados como bolsistas do Programa Residência Pedagógica, quota 2020/2022. Tem-se por objetivo principal refletir acerca do processo formativo de professores de Geografia para o trabalho na educação básica em face das demandas e perspectivas contemporâneas da educação brasileira. De forma específica, assume-se a pretensão de analisar a dimensão formativa, em seus aspectos didático-metodológicos, do curso de Licenciatura plena em Geografia da instituição supracitada, no que se refere à formação dos licenciandos para atuarem no contexto escolar caracterizado pelo Ensino Híbrido; Compartilhar as reflexões teóricas e práticas metodológicas para a hibridização do ensino e construção do conhecimento geográfico escolar, de forma autônoma e crítica; Comparar a compreensão e as perspectivas dos licenciandos acerca do Ensino Híbrido e sua aplicação no ensino de Geografia, antes e após as colaborações realizadas durante a pesquisa por meio da realização de três oficinas pedagógicas. Desta forma, do ponto de vista metodológico, o trabalho caracteriza-se como pesquisa qualitativa, cuja fundamentação dá-se com base em técnicas de pesquisa colaborativa e no método dialético. Como resultados, observou-se que, inicialmente, a compreensão dos licenciandos sobre o ensino híbrido e seus modelos era pouco aprofundada, ressalta-se, nesse sentido, as contribuições das oficinas no que se refere a colaboração com a formação didático-metodológica e teórico-conceitual dos licenciandos pesquisados acerca do Ensino Híbrido, tendo como produto final das oficinas um Padlet com sete planos de aula pensados para a hibridização do ensino de Geografia. Em suma, os resultados alcançados demonstram a dualidade e contradições existentes no que concerne aos discursos em prol de mudanças educacionais e a necessidade de que a formação inicial de professores possa tratar acerca dessas iniciativas de mudanças na educação, não apenas como forma de instrumentalização técnica e metodológica, mas iluminando questões que muitas vezes podem passar despercebidas nos discursos de inovações. Preconiza-se, portanto, uma formação pautada na figura do professor enquanto um sujeito autônomo, crítico-reflexivo e autor de sua prática educativa, ou melhor, um “intelectual transformador”, categoria proposta por Giroux (1997), que se opõem a concepção de professor como mero técnico-executor.
Descrição: SILVA, M. E. G. Concepções e perspectivas do ensino híbrido no contexto de formação inicial de professores de geografia e construção do conhecimento geográfico escolar. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25415
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