Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25426
Título: Aplicabilidade de instrumentos de avaliação postural estática e dinâmica realizada em escolares: uma revisão integrativa
Autor(es): Aragão, Luísa Madalena Ferreira
Palavras-chave: Educação postural
Saúde de escolares
Postura física
Escolares
Reeducação física
Data do documento: 28-Abr-2021
Resumo: Introdução: para realizar uma boa avaliação postural se faz necessário conhecimento dos instrumentos disponíveis e validados na literatura, os quais sejam apropriados para tal. Objetivo: realizar uma Revisão Integrativa da Literatura, analisando e descrevendo o conhecimento científico produzido relacionado à aplicabilidade de instrumentos de avaliação postural estática e dinâmica realizada em escolares. Métodos: buscou-se por artigos nas bases de dados da Pubmed, Scielo, Science Direct, Periódicos CAPES, PEDro, Lilacs e Medline, publicados entre 2010 e 2021, com os seguintes descritores: “posture”, “students”, “posture habits”, “postural evaluation”, “back school”, “spine”, e os respectivos termos em português; publicados nos idiomas inglês, português e espanhol. Os artigos analisados deveriam preencher pelo menos dois dos seguintes critérios: a) apresentar um tipo de técnica e/ou instrumento validado para avaliação postural; b) conter informações relevantes a respeito de alterações posturais, fatores de risco e dor. Resultado: foram analisados 50 artigos, dentre eles, 10 estavam repetidos nas bases de dados e 22 foram excluídos por não se encaixarem nos critérios de inclusão. Dentre os estudos considerados, observou-se a fotogrametria e a utilização de questionários como técnicas predominantes na avaliação postural realizada em escolares. Os estudos identificaram como fatores de risco mais presentes para o desenvolvimento de alterações posturais a postura sentada em sala de aula por períodos de longa permanência; o peso da mochila escolar, assim como a forma errônea de transportá-la e o sedentarismo. Conclusão: os achados constatam a importância da avaliação postural por meio de profissionais capacitados, bem como a necessidade da inserção do fisioterapeuta para realizar trabalhos de educação postural com escolares buscando identificar e minimizar hábitos posturais viciosos no âmbito escolar, orientando pais e professores a fim de elaborar estratégias no sentido de minorar o problema.
Descrição: ARAGÃO, Luísa Madalena Ferreira. Aplicabilidade de instrumentos de avaliação postural estática e dinâmica realizada em escolares: uma revisão integrativa. 2021, 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25426
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luísa Madalena Ferreira AragãoPDF - Luísa Madalena Ferreira Aragão613.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito83.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.