Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25466
Título: Redes sociais e produção de sentidos na experiência da pessoa idosa: um relato de experiência a partir do PIBIC
Autor(es): Gonçalves, Milena Soares
Palavras-chave: Idoso
Rede social
Programa de Iniciação Científica - PIBIC
Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs
Educação
Data do documento: 30-Set-2021
Resumo: Este trabalho foi fruto de uma experiência no PIBIC (Programa de Iniciação Científica), cota 2019/2020, no contexto da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Apresentou-se uma releitura da experiência do PIBIC acerca do idoso e sua relação com as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), expondo o papel do aluno de PIBIC, assim como a importância deste para o currículo do graduando. A pandemia causada pela COVID-19 impulsionou o uso das TICs, visto que todos passaram a se comunicar via internet. Sabendo disso, após a conclusão do componente curricular obrigatório, “Educação e Tecnologias”, também ofertado em tempo remoto, levantou-se a possibilidade de enriquecer teoricamente e com reflexões sobre a prática a relação do idoso com as redes sociais, pois, durante o componente, estudamos sobre o uso de aplicativos, bem como a importância e usabilidade destes neste momento tão complexo e delicado. O objetivo geral está em realizar uma releitura concebida a partir de um relato de experiência do PIBIC, abordando, de modo analítico, a inserção da pessoa idosa no cenário tecnológico, bem como refletir sobre a produção de sentidos na experiência da pessoa idosa com as redes sociais, a partir de novas propostas com Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC). Nesse sentido, surgiu a necessidade de ensinar as TICs para o grupo inserido na terceira idade, assim como refletir sobre o papel da educação em e para as tecnologias, na promoção de inclusão dessas tecnologias no dia a dia. A publicação do PIBIC está contida nos Anais da UEPB, do ENICXXVII2, intitulada “Cultura Digital, Educação e Diálogos Intergeracionais”. Como metodologia deste trabalho, utilizou-se a natureza qualitativa, de estudo descritivo, com indícios de pesquisa interpretativista na análise junto às pessoas idosas do Clube de Mães Nossa Senhora Rosa Mística, no bairro do Presidente Médici, em Campina Grande – PB. Concluiu-se a proposta de oferecer aos idosos a oportunidade de se inserir no contexto de uma sociedade de comunicação digital, com o uso de aplicativos desenvolvidos para a terceira idade.
Descrição: GONÇALVES, M. S. Redes sociais e produção de sentidos na experiência da pessoa idosa: um relato de experiência a partir do PIBIC. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25466
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MILENA SOARES GONÇALVES.pdfPDF - Milena Soares Gonçalves322.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito - MILENA SOARES GONCALVES.pdfTermo de Depósito290.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.