Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25500
Título: Testes laboratoriais remotos no contexto da Farmácia Comunitária
Autor(es): Albuquerque, Lívia Emmily Rodrigues
Palavras-chave: Cuidado farmacêutico
Serviços farmacêuticos
Diagnóstico
Data do documento: 27-Set-2021
Resumo: Teste Laboratorial Remoto ou TLR é definido como um teste realizado por meio de um equipamento laboratorial situado fisicamente fora da área de um laboratório clínico. Também pode ser chamado de TLR, TR - Teste Rápido ou TLP - Teste Laboratorial Portátil. Na sigla em inglês é POCT Point-of-care testing - teste à beira do leito. Sem dúvida, o avanço tecnológico dos últimos anos tem permitido a utilização de pequenas amostras biológicas para determinação de diversos parâmetros clínicos, com resultados muito rápidos, o que possibilita a realização de testes rápidos no ato do atendimento ao paciente, simplificando a execução de exames laboratoriais. Mas isso não chega a ser uma novidade. Há muitas décadas as Farmácias comunitárias já realizavam dosagens de glicemia em jejum com o uso de sistemas portáteis de monitorização da glicose, conhecidos como glicosímetros. Também se vendiam tiras reagentes para dosagem doméstica de glicosúria, assim como testes diagnósticos para gravidez. As diretrizes curriculares nacionais de Farmácia, que orientam a formação do farmacêutico, determinam que a execução do eixo Cuidado em Saúde requer o desenvolvimento de competências para identificar e analisar as necessidades de saúde do indivíduo, da família e da comunidade. Uma destas competências é a solicitação, realização e interpretação de exames clínico-laboratoriais, para fins de acompanhamento farmacoterapêutico e de provisão de outros serviços farmacêuticos ou, ainda, para complementação de diagnóstico e prognóstico.
Descrição: ALBUQUERQUE, Lívia Emmily Rodrigues. Testes laboratoriais remotos no contexto da farmácia comunitária. 2021. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25500
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Livia Emmily Rodrigues Albuquerque.pdfPDF - Livia Emmily Rodrigues Albuquerque1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito343.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.