Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2553
Título: Un abordaje sobre la concepción pedagógica de la Lengua Española en Antonio de Nebrija y Juan de Valdés
Autor(es): Dantas, Laís Pereira
Palavras-chave: Língua Espanhola
Ensino-Aprendizagem
Filologia
Linguística Aplicada
Data do documento: 26-Nov-2013
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo tratar sobre os conceitos que guiaram as teorias de ensino/aprendizagem propostas pela corrente humanista e que caracterizaram a cultura linguística hispânica na metade do século XV e inicio do XVI. Para fundamentar esta analise, foram adotados dois discursos operantes deste período; o discurso do humanista Antonio Nebrija, baseado em uma filosofia de cultura clássica e tradicional, cujo trabalho certifica o uso da gramática como elemento principal no que concerne ao conceito de aprendizagem e, sobretudo o uso correto da língua. Para este fim decide tomar como modelo linguístico as línguas clássicas (latim e grego) que segundo ele eram línguas puras e perfeitas, que haviam atingido seu máximo esplendor. Por outro lado, será mencionado o discurso de Juan de Valdés, que além de não se apoiar na tradição clássica, apresenta uma visão de ensino menos tradicional e mais pragmática. Este autor afirma que a gramática não é o único elemento que determinará a aprendizagem e o bom uso da língua. Para Valdés a gramática é um artifício que ajudará o aprendiz a organizar o saber adquirido em sua experiência histórica como usuário da língua. Como serão mencionadas ambas as concepções (de língua e ensino) se revelarão completamente diferentes e servirão como contribuição para um melhor entendimento sobre o conceito de norma e uso da língua que caracterizaram neste período não somente o valor do castelhano, como também sua prática de ensino.
Descrição: Dantas, L. P. Un abordaje sobre la concepción pedagógica de la Lengua Española en Antonio de Nebrija y Juan de Valdés. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2553
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laís Pereira Dantas.pdfLaís Pereira Dantas710.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.