Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25551
Título: A percepção de acadêmicos de bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba sobre imagem corporal
Autor(es): Brasil, Agamenon Paulino Torres
Palavras-chave: Educação Física
Estudantes
Corpo
Imagem corporal
Data do documento: 16-Out-2021
Resumo: Introdução: A presente pesquisa consistiu em abordar a temática referente a imagem corporal, que é composta por um complexo multidimensional, contendo experiências intrínsecas e extrínsecas. O objetivo da pesquisa foi investigar a percepção dos acadêmicos em bacharelado em Educação Física quanto a sua imagem corporal. A metodologia utilizada foi do tipo transversal descritiva, de análise quantitativa. A amostra da pesquisa foi composta por 101 acadêmicos regularmente matriculados no curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Nesse contexto, a pesquisa teve sua construção metodológica definida a partir da interpretação e análise dos dados obtidos por meio da aplicação de dois questionários, ambos aplicados pelo Google forms. sendo solicitado a autorização pelo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O primeiro questionário aplicado foi o Body Shape Questionare (BSQ), trata-se de um questionário, composto por 34 questões, de autopreenchimento (na forma de escala Likert), o segundo questionário aplicado trata-se da Escala de Silhuetas Brasileiras de Kakeshita et. al. (2009) que consiste em conjunto de quinze silhuetas para o gênero masculino e quinze para o gênero feminino, com variações progressivas na escala de medida, da figura mais magra para a figura mais larga. Como resultados, encontramos que a população feminina apresenta maiores índices de insatisfação, quando comparada a população masculina em ambos os questionários. Conclusões: quando analisamos os resultados do BSQ, que a maioria dos estudantes (72,3%), estão satisfeitos com sua imagem corporal, entretanto, quando analisamos os resultados presentes na Escala de Silhuetas, esses estudantes estão insatisfeitos em relação a imagem corporal ideal.
Descrição: BRASIL, Agamenon Paulino Torres. A percepção de acadêmicos de bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba sobre imagem corporal. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25551
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Agamenon Paulino Torres Brasil.pdfPDF - Agamenon Paulino Torres Brasil.761.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de deposito.pdfPDF - Termo de depósito.73.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.