Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2556
Título: O ensino da produção textual: por uma prática da revisão e da reescrita
Autor(es): Miranda, Alessandra Magda de
Palavras-chave: Lingüística
Produção textual
Ensino público
Data do documento: 26-Nov-2013
Resumo: Tendo em vista as discussões a respeito da relação entre as novas teorias linguístico-textuais e a prática cotidiana do ensino de Língua Portuguesa,neste trabalho, apresentamos algumas considerações acerca do trabalho de produção textual com alunos de ensino médio, desenvolvido por professores, ainda em formação, na execução de um projeto promovido pelo PIBID/CAPES - Sub-Projeto Letras - UEPB, em uma escola da rede estadual de ensino, no município de Campina Grande-PB. Neste contexto, propomo-nos a refletir acerca da importância das etapas de produção textual, em específico, a revisão e a reescrita, no processo de ensino-aprendizagem da produção do texto escrito. Vislumbramos, assim, contribuir positivamente para as pesquisas em torno do trabalho com produção de textos em sala de aula. Para tanto, delimitamos como focos específicos: 1. Analisar as estratégias utilizadas pelos professores durante o processo de produção textual com alunos do Ensino Médio; 2. Analisar o trabalho de produção de textos argumentativos (artigo de opinião) com alunos de Ensino Médio, com ênfase nas atividades de revisão e de reescrita; e 3. Avaliar os resultados obtidos com esse trabalho de produção, tendo em vista o percurso desenvolvido nesse processo de (re)elaboração do texto argumentativo. Para efetivação da pesquisa, utilizamos como objeto de estudo as versões dos textos de três alunos resultantes dos diversos momentos de realização da produção textual. Para realização do trabalho, guiamo-nos à luz da teoria do Interacionismo Sociodiscursivo e adotamos como procedimentos metodológicos a pesquisa-ação. Os resultados obtidos levaram-nos a comprovar que os professores, ainda em formação, apresentam uma prática pedagógica orientada por concepções interacionistas, fato que contribui efetivamente para o processo de ensino-aprendizagem de língua materna. O desenvolvimento das atividades de produção de textos sob esta concepção, apresentou contribuições significativas, uma vez que os resultados obtidos através das produções, principalmente o trabalho com a revisão e a reescritura dos textos, aponta para o desenvolvimento das capacidades de reflexão, auto-avaliação e criticidade dos educandos. A pesquisa aponta, portanto, para a possibilidade de real aplicação das concepções teóricas à prática de ensino, indicando, assim, probabilidades de mudança da realidade do ensino de produção do texto escrito.
Descrição: Miranda, A. M. de. O ensino da produção textual: por uma prática da revisão e da reescrita. 2011. 114f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2556
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alessandra Magda de Miranda.pdfAlessandra Magda de Miranda8.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.