Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2562
Título: Variações classificatórias do latim: premissas da modalidade vulgar e sua derivação na românia
Autor(es): Lourenço, Nehemias Nasaré
Palavras-chave: Língua latina
Latim clássico
Latim vulgar
Data do documento: 26-Nov-2013
Resumo: Quando apenas considerado o binômio “clássico” e “vulgar”, o latim oferece dificuldades quanto à paridade do sistema classificatório apresentado por muitos autores, que não chegam a um consenso sobre essa divisão. Comumente, cremos que o vulgar era falado apenas pelo povo, isto é, pela grande maioria da população que não fazia parte da elite romana, dando-nos a entender que esta última dominava o latim clássico em contraposição linguística àquela variante “desprestigiada”. Refutando a dedução simplória e dicotômica, sustentamos a hipótese de que a oposição do latim em “clássico” e “vulgar” permite uma inferência equivocada de classificação, bem como de sua dialetação na românia. Tal divisão pode configurar arestas complicadas quanto à sua percepção, porque tanto o latim vulgar era língua usada na informalidade da elite quanto, numa perspectiva diacrônica, o vulgar não deriva diretamente do clássico. Para descortinar o falso “consenso”, apreciamos a origem do latim vulgar, suas nomenclaturas e perspectivas assinaladas por gramáticos, filólogos e linguistas que pesquisam a história da língua portuguesa e a derivação românica do latim no Império, tais como Oswaldo Antônio Furlan (2006), Ernesto Faria (1958), Ismael Coutinho (2005), entre outros.
Descrição: Lourenço, N. N. Variações classificatórias do latim: premissas da modalidade vulgar e sua derivação na românia. 2011. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2562
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nehemias Nasaré Lourenço.pdfNehemias Nasaré Lourenço565.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.