Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25669
Título: Avaliação da concordância interobservador no diagnóstico endodôntico
Autor(es): Gomes, Massimiliano Ribeiro
Santos, Katia Simone Alves dos
Palavras-chave: Diagnóstico odontológico
Endodontia
Odontologia
Data do documento: 11-Mai-2021
Resumo: O diagnóstico compreende uma etapa complexa e subjetiva da endodontia, em que os recursos são limitados e baseiam-se na interpretação dos sinais e sintomas. O desconhecimento das condições que acometem o complexo dentino-pulpar está ligado ao insucesso do tratamento endodôntico. Cabe ao profissional diagnosticar corretamente. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi avaliar o grau de concordância diagnóstica inter-examinadores, através dos aspectos clínicos e radiográficos. Trata-se de um estudo de delineamento transversal, foi aplicado aos profissionais previamente um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), e posteriormente um formulário contendo informações acerca da formação profissional, especialidades, métodos de diagnóstico utilizados, seguido de 10 casos clínicos contendo as informações necessárias para hipótese diagnóstica, onde, 12 profissionais subdivididos em quatro grupos pré participaram. A análise de concordância foi realizada utilizando o teste Kappa com intervalo de confiança de 95%. Houve alta concordância entre os avaliadores 2 e 3 (90%) do grupo 1, 1 e 3 (80%) do grupo 2, 90% nos avaliadores 1 e 2, 2 e 3 do grupo 4. O parâmetro de respostas quando comparado aos grupos observou-se maior concordância dos avaliadores 2 e 3 (grupo1), 3 (grupo3) e 1, 2 e 3 (grupo4). A coesão interobservador escolhida de cada grupo mostrou que mais de 70% das hipóteses está de acordo com o parâmetro da pesquisa. Concluiu-se que as variações de concordância mostram que divergências podem ocorrer durante o diagnóstico entre profissionais. Desse modo, todos os profissionais independente de serem professores, especialistas, ou generalistas devem entender e conhecer as condições para que se obtenha o consenso acerca do diagnóstico.
Descrição: GOMES, Massimiliano Ribeiro. Avaliação da concordância interobservador no diagnóstico endodôntico. 27f. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25669
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito58.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Massimiliano Ribeiro GomesPDF - Massimiliano Ribeiro Gomes936.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.