Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25755
Título: Treinamento resistido e de força no tratamento da sarcopenia: uma revisão narrativa da literatura
Autor(es): Farias, Rafaella Maria Brito de
Palavras-chave: Sarcopenia
Exercício físico
Saúde do Idoso
Data do documento: 30-Nov-2020
Resumo: A prática de exercício físico é conhecidamente uma potente ferramenta para tratamento de doenças entre os idosos. Entre os diversos tratamentos disponíveis com evidência científica o manejo da sarcopenia, o treinamento resistido e de força tem sido demonstrando como ótima opção não farmacológica no tratamento dessa doença, isso é particularmente interessante pois esse tipo de treinamento tem sido identificado como um dos mais promissores métodos para aumentar a massa muscular e força muscular. O objetivo deste estudo foi revisar os principais estudos nos últimos anos sobre os efeitos do treinamento de força e resistido no tratamento da sarcopenia em idosos. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura realizada nas bases de dados MEDLINE e Science Direct com artigos publicados entre 2010 e 2020. Os resultados mostraram que variados protocolos de Exercícios Resistidos e de Força aplicados em idosos melhoram força, massa muscular, capacidade em realizar atividades cotidianas, velocidade da marcha, densidade mineral óssea, diminui IMC. Portanto, o treinamento resistido e de força são eficazes no tratamento da sarcopenia em idosos e demonstra-se como uma opção prática e acessível para o tratamento dessa doença.
Descrição: FARIAS, Rafaella Maria Brito de. Treinamento resistido e de força no tratamento da sarcopenia: uma revisão narrativa da literatura. 2020. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25755
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito78.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Rafaella Maria Brito de Farias.pdfPDF - Rafaella Maria Brito de Farias488.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.