Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25775
Título: Análise do nível de letramento científico de estudantes do (EJA) a partir da temática plasticos biodegradáveis
Autor(es): Pereira, Abgail Diniz
Palavras-chave: Ensino de Química
Ensino de Jovens e Adultos
Letramento científico
Educação ambiental
Data do documento: 6-Out-2021
Resumo: O conhecimento científico ensinado na escola, sob a ótica do letramento científico (LC), tem valor social, e pode ser um caminho para a ampliação do poder de ação no mundo proporcionando a habilidade de se envolver com as questões relacionadas com a ciência e com a ciência em si, como um cidadão reflexivo. A inserção de novas metodologias em sala de aula buscando a melhoria do letramento científico dos estudantes, tem sido frequente para a busca da transformação de práticas educativas no sentido de facilitar o aprendizado. Destaca-se o ensino de Química com enfoque de abordagens ligadas a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Diante dessas informações, este trabalho teve como objetivo apresentar os níveis de letramento científico apresentados no ensino de Química por duas turmas de ensino de jovens e adultos (EJA) a partir da leitura, escrita e argumentação utilizada na resolução de uma atividade. Sendo assim, foi elaborada uma atividade com o tema "Plástico Biodegradável, Verde e Oxibiodegradável”, sendo disponibilizada para os alunos em formato de formulário online no Google Forms, na qual 20 alunos, de uma Escola Pública do estadual da cidade de Campina Grande, a solucionassem. Sendo esta pesquisa de cunho descritiva e abordagem qualitativa, usamos para a análise dos resultados os indicadores de letramento científico propostos por Miller (1998), utilizando as características dos quatro níveis de letramento científico (Nominal, Funcional, Estrutural e Multidimensional) como também analisamos as respostas á luz do referencial teórico da área, explanando os resultados através de gráficos, respostas diretas, tabelas e figuras formuladas pelo software WordClouds dos termos usados pelos alunos. A partir da análise das resoluções apresentadas pelos alunos concluímos 85% da população amostral da pesquisa possuem ao menos o primeiro nível de letramento mesmo que apresentem grandes dificuldades em tomar decisões cientificamente, pesquisar, argumentar, eles demonstraram boa adaptação para perceber a ciência no seu cotidiano. Entendemos que um trabalho que se adeque a realidade do EJA, através do letramento científico, por meio de atividades cotidianas, vise possibilitar a promoção de um cidadão ativo, digno e bem-sucedido, pautado nos princípios da equidade social.
Descrição: PEREIRA, Abgail Diniz. Análise do nível de letramento científico de estudantes do (EJA) a partir da temática plasticos biodegradáveis. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25775
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito31.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Abgail Diniz PereiraPDF - Abgail Diniz Pereira396.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.