Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25782
Título: Questão agrária e formulação de políticas públicas para comunidades quilombolas no Brasil (1990 - 2010)
Autor(es): Silva, Alcione Ferreira da
Palavras-chave: Comunidades Quilombolas
Regularização fundiárias
Políticas públicas
Data do documento: 9-Mai-2015
Resumo: Este trabalho apresenta uma introdução a discussão do ciclo de políticas públicas brasileiras, no recorte temporal de 1990 a 2010, voltadas a regularização fundiária das comunidades quilombolas, tendo por objetivo perceber em que medida tais políticas atendem as demandas historicamente solicitadas pelas referidas comunidades e pelos movimentos sociais, que pautaram suas necessidades no que se refere ao reconhecimento do direito a titulação de suas terras. Metodologicamente, nos baseamos na a pesquisa bibliográfica e documental que, desenvolve-se através de referências e documentos produzidas acerca do tema a ser estudado, haja vista que os documentos perfazem nosso objeto de estudo. Teoricamente nos balizamos primordialmente a Rua (2009) para estruturar análise sobre as políticas públicas. A partir destes lugares, selecionamos como fontes a legislação nacional que trata sobre a regularização fundiária e o Programa Brasil Quilombola, que desde 2004 congregas as políticas públicas através de ações interministeriais, como fontes para as análises. Através destas foi possível concluir que a estrutura fundiária brasileira permanece sendo gerida com base nos interesses político e econômicos subservientes aos grandes proprietários de terras, em detrimento das comunidades rurais negras.
Descrição: SILVA, Alcione Ferreira de. Questão agrária e formulação de políticas públicas para comunidades quilombolas no Brasil (1990 - 2010). 2015. 58f. Monografia (Especialização em Gestão Pública). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25782
Aparece nas coleções:EAD I - GP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alcione Ferreira da Silva.pdfPDF - Alcione Ferreira da Silva779.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.