Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25790
Título: A capoeira na educação física: reflexões possíveis a partir da lei 10.639 e de uma experiência numa escola no campo
Autor(es): Santana, Maria Jose Joaquim de
Palavras-chave: Educação Física
Capoeira
Ambiente escolar
Data do documento: 9-Nov-2019
Resumo: O presente estudo tem como objeto de discussão a Capoeira na Escola do Campo no município de Fagundes-PB, com intuito de compreender e refletir sobre a importância do trato pedagógico da capoeira nas aulas de Educação Física, tendo como princípio a ludicidade e sua contribuição para a aprendizagem da cultura afro-brasileira, a partir das experiências vivenciadas pelos alunos no contexto escolar, contribuindo para a qualificação da escola como espaço formador; bem como, corroborando para a diversificação de práticas pedagógicas e na ressignificação do processo de ensino e de aprendizagem de forma contextualizada, lúdica e prazerosa, no lugar do tradicionalismo da sala de aula, muitas vezes compreendida. Para tanto, foi necessário estabelecer um recorte espaço temporal de julho a outubro de 2019, para entender as modificações advindas destes processos, partindo inicialmente com uma construção bibliográfica, associadas a entrevista com professores de capoeira da escola e alunos que participam dessa prática sociocultural. Desta forma, contribuindo na busca de compreender o que levou aos participantes a estabelecerem contato com a riqueza cultural do capoeirismo na escola estudada, assim como a participação ativa na atividade de culminância dirigida por parte dos profissionais da capoeira em conjunto com o corpo docente da escola. Conclui- se que a capoeira não tem um tratamento como disciplina escolar, restringindo-se apenas a uma mera atividade recreativa, mesmo desempenhando grande importância como um instrumento educacional transformador.
Descrição: SANTANA, Maria Jose Joaquim de Santana. A capoeira na educação física: reflexões possíveis a partir da lei 10.639 e de uma experiência numa escola no campo. 2019. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25790
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Jose Joaquim de Santana.pdfPDF - Maria Jose Joaquim de Santana467.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.