Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25872
Título: A representação da velhice na literatura infantil: uma leitura do livro Vovó não toma jeito, de Liliana Iacocca
Autor(es): Tavares, Geane dos Santos
Palavras-chave: Literatura infantil
Velhice
Análise literária
Data do documento: 2-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho corresponde a uma análise da narrativa infantojuvenil Vovô não toma jeito (2005) de Liliana Iacocca, com ilustrações de Michele Iacocca, cuja temática circula em torno da velhice, visando identificar como o idoso é retratado na obra. O livro em questão retrata o cotidiano de um vovô excêntrico, o Sr. Moreira, com o seu netinho, o Moreirinha e suas peripécias. Por meio da leitura da narrativa podemos perceber a importância de se trabalhar a velhice na literatura infantil. Como objetivo específico, o estudo pretende discutir quais os estereótipos são perpassados e/ou questionados através do comportamento dos personagens na narrativa. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico qualitativo, por meio da qual buscamos realizar uma leitura-interpretativa para explorar e analisar o objeto de estudo. Para fundamentar as discussões, recorremos às contribuições de diversos estudiosos. Acerca da Literatura Infantojuvenil realizamos a leitura dos estudos de Cademartori O que é Literatura Infantil (1991) e de Riche Literatura infanto-juvenil contemporânea: texto/contexto/caminhos/descaminhos (1999). Sobre a velhice consultamos Bosi Memória & sociedade: lembrança de velhos (1979), Bevouir A força da idade (2009), entre outros.
Descrição: TAVARES, G. S. A representação da velhice na literatura infantil: Uma leitura do livro Vovô não toma jeito, de Liliana Iacocca. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25872
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo do depósito.pdfTermo de depósito697.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - GEANE DOS SANTOS TAVARES.pdfTCC - GEANE DOS SANTOS TAVARES448.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.