Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25938
Título: Contribuições do profissional de psicologia para o campo multidisciplinar da mediação
Autor(es): Albuquerque, Leonam Amitaf Ferreira Pinto de
Palavras-chave: Mediação
Campo multidisciplinar
Atuação do profissional de Psicologia
Data do documento: 27-Set-2018
Resumo: A mediação apresenta-se como um campo de atuação multidisciplinar no qual o psicólogo tem contribuído por meio dos conhecimentos da ciência psicológica e das especificidades da profissão. Sob esses aspectos, esse estudo bibliográfico tem por objetivo geral identificar as contribuições do profissional de Psicologia para o campo multidisciplinar da mediação. Partese da dificuldade das instituições do Poder Judiciário em responder às crescentes demandas de conflituosidade social para apontar os métodos “apropriados” de resolução de conflitos como instrumentos efetivos de acesso à justiça. Aborda-se a mediação como uma opção viável de solução da lide por meio da restauração dos canais de comunicação e do fortalecimento do vínculo afetivo entre as partes. Suas principais características convergem no sentido de restabelecer o relacionamento entre os envolvidos de modo a contribuir para a resolução autônoma dos múltiplos aspectos da lide. Trata-se da natureza multidisciplinar do campo da mediação, o qual envolve as contribuições de diversas disciplinas científicas e ramos profissionais. Ressalta-se a importância da participação de outros profissionais, não só em funções auxiliares, mas também como facilitadores do processo. Sustenta-se que a Psicologia constitui uma das principais fontes de saber do campo multidisciplinar da mediação. O psicólogo pode atuar como mediador e co-mediador do processo, por meio de ferramentas específicas, auxiliando as partes na solução de questões com elevada carga emocional, a exemplo dos conflitos familiares. Conclui-se que o profissional de Psicologia pode contribuir para o campo multidisciplinar da mediação por meio da adoção de técnicas pertinentes a sua área, atuando como mediador e co-mediador junto às questões com elevada carga emocional, principalmente, na seara do Direito de Família. O psicólogo também pode compor equipes multiprofissionais de apoio com vistas a auxiliar os facilitadores no manejo de questões específicas.
Descrição: ALBUQUERQUE, Leonam Amitaf Ferreira Pinto de. Contribuições do profissional de psicologia para o campo multidisciplinar da mediação. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em meios consensuais e soluções de conflitos. Campina Grande. 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25938
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONAM AMITAF FERREIRA PINTO DE ALBUQUERQUE.pdfPDF - Leonam Amitaf Ferreira Pinto de Albuquerque608.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.