Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25978
Título: A participação das mulheres no mercado de trabalho no Timor-Leste
Autor(es): Ximenes, Fidelia
Palavras-chave: Gênero feminino
Mulheres
Mercado de trabalho
Timor-Leste
Data do documento: 24-Nov-2020
Resumo: O mercado de trabalho em bom funcionamento é o elemento essencial para o desempenho da economia. Uma das tendências mais claras de mudança nas últimas décadas é o crescimento intenso e contínuo da participação das mulheres na estrutura do mercado de trabalho. O povo timorense, por exemplo, é marcado pelo sistema patriarcal que conduz a uma visão de que apenas as mulheres podem cozinhar e cuidar dos filhos. Este artigo tem por objetivo investigar a participação da mulher no mercado de trabalho do Timor-Leste. O estudo foi considerado exploratório-descritivo e bibliográfico. Utilizou-se também o levantamento de estatísticas com dados oriundos de pesquisas feitas sistematicamente, principalmente por órgãos governamentais. Em relação aos resultados, constatou-se mão-de-obra sazonal nos setores hospitalar e na horticultura, além de diferenças acentuadas na participação de ambos sexos no mercado de trabalho. O Timor-Leste, assim como no Brasil, apesar das mudanças positivas quanto à renda e ao tipo de trabalho realizado pelas mulheres, os números apontam para a existência de um longo caminho a ser percorrido. Esse estudo, teve algumas limitações, tais como: a escassez de produção bibliográfica sobre o mercado de trabalho do Timor-Leste, como também a divulgação de dados mais recentes sobre esse assunto. Contudo, para pesquisas futuras, um dos desafios a serem transpostos é ampliar a publicação de artigos “timorenses” em periódicos qualificados com o objetivo de dar mais visibilidade ao tema e tornar esses autores mais conhecidos na comunidade científica nacional.
Descrição: Ximenes, Fidelia. A participação das mulheres no mercado de trabalho no Timor-Leste, 2020. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25978
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Fidelia Ximenes.pdfPDF-Fidelia Ximenes829.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito154.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.