Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26000
Título: | O software Gcompris: Análise das contribuições no processo de alfabetização de crianças |
Autor(es): | Flôr, Maria Rosilene Gomes |
Palavras-chave: | Alfabetização digital Software Gcompris Aprendizagem digital |
Data do documento: | 12-Mar-2019 |
Resumo: | Na era digital, o avanço tecnológico atinge cada vez mais as instituições e as práticas sociais. Sendo assim, é fundamental que o professor conecte o ensino com o universo da criança, através de práticas inovadoras, integrando ao processo pedagógico o uso das tecnologias digitais que estiverem disponíveis na escola, para oportunizar situações de aprendizagem lúdica, dinâmica e colaborativa. Com base nessa premissa, esta pesquisa buscou analisar as contribuições do software educativo GCompris no processo de alfabetização de crianças de uma escola municipal de Campina Grande-PB. Para a execução deste estudo, utilizou-se a pesquisa qualitativa, de cunho exploratória descritiva, através da contribuição de estudiosos que nortearam a fundamentação teórica. Além disso, foi realizada uma avaliação dos aspectos técnicos e pedagógicos do GCompris, observando a prática das professoras alfabetizadoras ao utilizar o GCompris com seus alunos; houve ainda a aplicação de um questionário com essas profissionais, a fim de conhecer suas concepções acerca do uso desse software no processo de alfabetização de crianças. Com base na análise dos dados, o GCompris possui características técnicas e pedagógicas próprias de um software educativo, sendo considerado pelas docentes participantes da pesquisa uma ferramenta tecnológica, capaz de contribuir, de forma significativa, para o processo de aquisição da leitura e da escrita das crianças do ciclo da alfabetização. Contudo, constatou-se que o GCompris apresenta falhas, como ausência de áudio explicativo em algumas atividades/jogos e o feedback precisa ser melhorado, no intuito de orientar o usuário a identificar e corrigir seus erros. Dessa forma, vale destacar a relevância do professor avaliar o jogo, ou qualquer outra tecnologia digital, a ser utilizada no processo de ensino e aprendizagem, para conhecer suas possíveis contribuições, possibilidades e falhas. Essas informações são fundamentais para o planejamento do trabalho pedagógico do professor com o uso de tecnologias como recurso para o desenvolvimento de competências e habilidades nos alunos. |
Descrição: | FLÔR, Maria Rosilene Gomes. O software Gcompris: Análise das contribuições no processo de alfabetização de crianças. 2019. 58f. Monografia (Especialização EAD em Tecnologias Digitais na Educação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26000 |
Aparece nas coleções: | EAD - ETDE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Rosilene Gomes Flôr.pdf | PDF - Maria Rosilene Gomes Flôr | 902.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.