Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26106
Título: | A importância do adulto preparado na perspectiva montessoriana: entrelaçar entre teoria e prática. |
Autor(es): | Silva, Ingrid Laís Cabral da |
Palavras-chave: | Ambiente preparado Adulto preparado Criança Filosofia montessoriana |
Data do documento: | 7-Out-2021 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo observar como a filosofia Montessoriana revela-se na prática do adulto preparado em relação com o ambiente e a criança. Maria Montessori, uma mulher à frente de sua época revolucionou a educação com o seu modo de observar a criança e educá-la de forma autônoma e liberta, afirmando que a criança se autoconstrói dentro de um ambiente preparado e com a mediação de um adulto preparado. A preocupação com a infância e a natureza da criança lhe fizeram pensar em uma filosofia com um olhar de ajuda a vida, compreendendo o indivíduo em sua naturalidade oferecendo-lhe maior independência e conquistas de habilidades. Em outras palavras, o Método Montessori tem como base a criança em seu processo de autoeducação, construindo a si mesma diante das experiências no ambiente. Nesse sentido, o ambiente deve ser organizado, oferecido e preparado para a ação infantil proporcionando, às crianças, liberdade e autonomia. Nesse ambiente preparado, o adulto é um observador e incentivador no desenvolvimento da criança, proporcionando-lhe novos conhecimentos. A pesquisa molda-se como um estudo de caso, com abordagem qualitativa, realizado em uma escola privada em Campina Grande-PB. As análises foram realizadas a partir de um diário de observação escrito ao longo da pesquisa. Para obter-se resultados práticos foi observado um adulto preparado/guia em uma sala Montessoriana, analisando o seu papel como adulto e também de observador no processo de aprendizagem das crianças e na relação com o ambiente. A escrita no diário de observação foi norteada por perguntas sobre o adulto, o ambiente e o aluno em que foram relatados dentro das atividades propostas os desenvolvimentos de novas habilidades. Para melhor compreensão do presente estudo, foi realizado uma revisão bibliográfica com base em publicações de materiais elaborados por Montessori (1966, 2014, 2017; 2019), bem como por outros estudiosos da filosofia montessoriana, tais como Salomão (2019), Dutra (2015), Lillard (2017), Machado (1980), Kramer et al (1995), Davies (2021), dentre outros. |
Descrição: | SILVA, I. L. C. A importância do adulto preparado na perspectiva montessoriana: entrelaçar entre teoria e prática. 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26106 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de depósito - Ingrid Laís.pdf | PDF - Termo de depósito | 979.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - Ingrid Laís Cabral da Silva.pdf | PDF - Ingrid Laís Cabral da Silva | 973.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.