Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26110
Título: A procura pelo prazer no romance Solo Feminino, de Lívia Garcia-Roza
Autor(es): Luna, Raquel Araújo
Palavras-chave: Literatura contemporânea
Feminino
Corpo
Orgasmo
Data do documento: 30-Set-2021
Resumo: O objetivo deste trabalho é realizar uma leitura-análise acerca da protagonista Gilda, no romance Solo Feminino: amor e desacerto (2002), da autora contemporânea Lívia Garcia-Roza. O estudo empreendido centra-se em observar a travessia da personagem para obter o orgasmo, considerando suas vivências e relações afetivas-sexuais desencadeadas ao longo da narrativa, bem como nos propomos a investigar as raízes e os porquês deste, até então, desconhecimento. Põe-se em debate o sentir/conhecer a si, verificando a existência dos possíveis entraves, que repercutem no silenciamento e no não conhecimento das sensações do próprio corpo. O corpus literário analisado contribui para tecer considerações sobre um tema que, para muitos, configura um tabu social. A pesquisa se pauta à luz das contribuições teóricas de Priore (2014), Lins (2012), Foucault (2013), Dalcastagnè (2015), e Muchembled (2007). Pode-se constatar que as ações praticadas pela personagem na busca pelo prazer compreendem, também, a busca de si, e que o desconhecimento sobre o orgasmo, neste caso, não decorre de fatores cultural-religiosos ou fisiológicos, mas o principal entrave advém do egocentrismo das figuras masculinas, as quais durante o ato sexual priorizam o próprio gozo.
Descrição: LUNA, R. A. A procura pelo prazer no romance Solo Feminino, de Lívia Garcia-Roza. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26110
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Raquel( Depositar).pdfPDF - Raquel Araújo Luna437.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfPDF - Termo de Depósito78.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.