Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26112
Título: Metodologias ativas na práxis docente em geografia e possibilidades no estudo do domínio morfoclimático da caatinga
Autor(es): Nascimento, Dalila Arruda do
Palavras-chave: Ensino de geografia
Metodologias ativas
Caatinga
Data do documento: 19-Ago-2021
Resumo: Na dinâmica do mundo contemporâneo, as mudanças são constantes em todos os setores, e a tendência da inserção da tecnologia e metodologias diferenciadas como apoio ao ensino-aprendizagem surge como aliada da educação escolar. A Geografia como disciplina formativa que lida com conhecimentos sobre o espaço geográfico, visando ao raciocínio espacial, que é imprescindível ao exercício da cidadania, preocupa-se com contextos atrelados às propostas pedagógicas numa linha sócio construtivista e interdisciplinar, que possibilita a execução de atividades para que o discente adentre no processo de construção do conhecimento, como sujeito ativo. As temáticas físico-naturais apresentam um forte entrave no que diz respeito as formas de materialização dos conteúdos, isso advém de diversos fatores, tais como a formação, a gama de conceitos e as abstrações necessárias para compreender os temas de estudo, (STEINKE, 2012). Nesse viés, este estudo justifica-se por acreditar que o ensino do conteúdo Caatinga possui grande valor na formação dos estudantes, pois assuntos derivados dessa temática os auxiliam a compreender diversos fenômenos espaciais, assim como o uso de metodologias ativas oferecem suporte na superação de métodos ineficientes, e torna-se relevante ao professor aprimorar sua práxis pedagógica, buscando suporte nestas metodologias para estimular o interesse e participação nas aulas de Geografia. Dentro desse campo de problematização, este trabalho busca compreender como configuram-se as abordagens referentes ao domínio morfoclimático Caatinga no ensino básico a partir de metodologias ativas. De natureza qualitativa, este estudo enquadra-se nas pesquisas referentes ao Ensino de Geografia. No sentido de alcançar os objetivos predeterminados, os procedimentos metodológicos adotados constam de busca bibliográfica pertinente à temática realizada através de artigos científicos e pesquisas afins, além de do apoio e levantamentos bibliográficos e análises documentais, como PCN’s e BNCC, assim como na aplicação de questionários. Por meio deste estudo fora possível compreender o potencial das metodologias ativas ao ensino da disciplina de Geografia, e potencialidades do conteúdo caatinga, com vistas a ruptura de conceitos estereotipados a respeito deste domínio.
Descrição: NASCIMENTO, D. A. Metodologias ativas na práxis docente em geografia e possibilidades no estudo do domínio morfoclimático da caatinga. 2021, 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26112
Aparece nas coleções:I - EG - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Especialização_Dalila 07_01_2022.pdfPDF - Dalila Arruda do Nascimento1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfPDF - Termo de Depósito315.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.