Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26119
Título: As transformações na produção discursiva de anúncios publicitários de cerveja veiculados durante a pandemia da covid-19
Autor(es): Andrade, Érika Cecília Teles de
Palavras-chave: Discurso publicitário
Memória discursiva
Pandemia da Covid-19
Data do documento: 15-Out-2021
Resumo: Neste artigo, investigamos as transformações na produção discursiva de anúncios publicitários de cerveja produzidos no contexto pandêmico da Covid-19. À proporção que as sociedades passam por mudanças significativas, a publicidade se adequa às modificações socioculturais, a fim de transmitir ao consumidor uma mensagem assertiva e condizente com o contexto. Definimos como principais objetivos deste trabalho identificar as mudanças que aconteceram na publicidade de cerveja em virtude da pandemia da Covid-19 e investigar, à luz dos conceitos memória discursiva e efeitos de sentido, a construção de discursos produzidos por três anúncios publicitários. Para tanto, tivemos o embasamento teórico de Courtine (2009) Pêcheux (2015), Orlandi (2015) Bigal (1999), Carvalho (2007), Vestergaard & SchrØder (2004), entre outros. Com relação à natureza desse estudo, pode-se afirmar que possui uma abordagem de pesquisa bibliográfica, por compreender que o estudo bibliográfico consiste em pesquisas realizadas através de leituras de jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias e assim por diante. O método escolhido é o qualitativo, que tem um caráter exploratório. Verificamos que a publicidade de cerveja passou por mudanças expressivas no modo de anunciar, uma vez que os discursos anteriores à pandemia estimulavam os consumidores a partilharem momentos com amigos e hoje, por causa das recomendações da Organização Mundial de Saúde, a produção discursiva publicitária incentiva, por meio de um discurso educativo, que os cuidados preventivos ao contágio façam parte da rotina de cada pessoa.
Descrição: ANDRADE, E. C. T. As transformações na produção discursiva de anúncios publicitários de cerveja veiculados durante a pandemia da covid-19. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26119
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ÉRIKA CECÍLIA TELES DE ANDRADE.pdfPDF - Érika Cecília Teles de Andrade710.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC ERIKA CECILIA TELES DE ANDRADE.pdfPDF - Termo de Depósito82.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.