Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26125
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFranco, Renata Ferreira da Costa-
dc.date.accessioned2022-03-26T20:26:17Z-
dc.date.available2022-03-26T20:26:17Z-
dc.date.issued2022-01-28-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26125-
dc.descriptionFRANCO, R. F. C. O processo de alfabetização e letramento no contexto do ensino remoto: desafios da formação no programa Residência Pedagógica/CAPES. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA inserção enquanto bolsista do Programa Residência Pedagógica numa escola pública de Campina Grande/PB, possibilitou-nos experienciar na prática os desafios do ensino remoto nas séries iniciais do ensino fundamental. Desse modo, apoiado numa abordagem histórica dos conceitos de alfabetização e letramento, fundamentado principalmente nas ideias de Mortatti (2006), Rodriguem (2018) e Soares (2019, 2020), bem como nas discussões sobre o ensino remoto emergencial e o papel das tecnologias na educação, buscou-se no presente trabalho refletir sobre os desafios dos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto do ensino remoto emergencial. Para tanto, buscou-se através da aplicação de questionários (via Google Forms) junto a professores que atuam em escolas públicas da rede municipal de Campina Grande, saber quais os principais desafios para efetivação do ensino remoto nas séries iniciais do ensino fundamental. Constatou-se que dada as condições sociais da maioria dos alunos das escolas públicas, a adoção do ensino remoto sem a oferta de condições as escolas, professores e alunos, por parte do poder público representou não apenas um desafio a ser enfrentado pelos professores para garantir minimamente processos de aprendizagem, mas sobretudo, o aumento das desigualdades educacionais. Por fim, é importante compreender que o ensino remoto nas séries iniciais as dificuldades se multiplicam, pois, o processo de aprendizado da leitura e escrita exige, não só a presença do professor na mediação pedagógica, como também o uso de materiais concretos e a interação entre as crianças.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Elizabete Carlos do Valept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectProcesso ensino/aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleO processo de alfabetização e letramento no contexto do ensino remoto: desafios da formação no programa Residência Pedagógica/CAPESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA FERREIRA DA COSTA FRANCO TCC (3).pdfPDF - Renata Ferreira Da Costa Franco933.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_RENATA FERREIRA DA COSTA FRANCO (1).pdfPDF - Termo de Depósito70.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.