Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26125
Título: | O processo de alfabetização e letramento no contexto do ensino remoto: desafios da formação no programa Residência Pedagógica/CAPES |
Autor(es): | Franco, Renata Ferreira da Costa |
Palavras-chave: | Alfabetização Processo ensino/aprendizagem Ensino remoto |
Data do documento: | 28-Jan-2022 |
Resumo: | A inserção enquanto bolsista do Programa Residência Pedagógica numa escola pública de Campina Grande/PB, possibilitou-nos experienciar na prática os desafios do ensino remoto nas séries iniciais do ensino fundamental. Desse modo, apoiado numa abordagem histórica dos conceitos de alfabetização e letramento, fundamentado principalmente nas ideias de Mortatti (2006), Rodriguem (2018) e Soares (2019, 2020), bem como nas discussões sobre o ensino remoto emergencial e o papel das tecnologias na educação, buscou-se no presente trabalho refletir sobre os desafios dos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto do ensino remoto emergencial. Para tanto, buscou-se através da aplicação de questionários (via Google Forms) junto a professores que atuam em escolas públicas da rede municipal de Campina Grande, saber quais os principais desafios para efetivação do ensino remoto nas séries iniciais do ensino fundamental. Constatou-se que dada as condições sociais da maioria dos alunos das escolas públicas, a adoção do ensino remoto sem a oferta de condições as escolas, professores e alunos, por parte do poder público representou não apenas um desafio a ser enfrentado pelos professores para garantir minimamente processos de aprendizagem, mas sobretudo, o aumento das desigualdades educacionais. Por fim, é importante compreender que o ensino remoto nas séries iniciais as dificuldades se multiplicam, pois, o processo de aprendizado da leitura e escrita exige, não só a presença do professor na mediação pedagógica, como também o uso de materiais concretos e a interação entre as crianças. |
Descrição: | FRANCO, R. F. C. O processo de alfabetização e letramento no contexto do ensino remoto: desafios da formação no programa Residência Pedagógica/CAPES. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26125 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RENATA FERREIRA DA COSTA FRANCO TCC (3).pdf | PDF - Renata Ferreira Da Costa Franco | 933.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo_de_Deposito_RENATA FERREIRA DA COSTA FRANCO (1).pdf | PDF - Termo de Depósito | 70.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.