Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26131
Título: Quem são os alunos da EJA? Uma análise sobre o perfil dos alunos em contexto pandêmico da educação de jovens e adultos da cidade de Alcantil - PB
Autor(es): Sousa, Maria Thatyana da Costa
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos - EJA
Aprendizagem
Pandemia Covid 19
Data do documento: 10-Dez-2021
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) destaca-se como sendo uma modalidade de ensino que traz no seu princípio o direito a educação para aqueles que não tiveram acesso aos estudos ou a continuação na educação básica, mas que desejam exercer seu direito à educação ao longo de sua existência O presente trabalho propõe-se a fazer uma investigação sobre o perfil dos alunos da EJA de uma escola da cidade de Alcantil, no contexto da pandemia da COVID 19, para compreender quais são as suas dificuldades, anseios e perspectivas em relação à vida estudantil. Do ponto de vista metodológico a pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo bibliográfica. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário com 14 alunos do Ciclo III, sendo 9 do sexo masculino e 5 do sexo feminino, a faixa etária dos alunos pesquisados está entre os 18 e 50 anos de idade, com uma maior predominância de 8 alunos entre 18 e 30 anos. Dessa forma, buscamos apoio teórico nos estudos de (ARROYO, 2017; MINAYO, 2001; PAIVA, 2008). Além de alguns documentos oficiais. Os dados obtidos mostram que a maioria dos alunos abandonaram seus estudos motivados pelo trabalho precoce, por motivos de gravidez ou a não permissão do marido, após o casamento. A escolha da modalidade EJA, surge como uma possibilidade de dar continuidade aos estudos, e como podemos observar nos relatos dos alunos, essa escolha se deu principalmente, por as aulas serem oferecidas no período noturno, conseguindo conciliar trabalho e estudo. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, os alunos relatam que o motivo que os fizeram retornar as salas de aula, foi em busca de ter um trabalho melhor, com mais reconhecimento e remuneração, a aprovação em concursos públicos, e ainda, aprender a ler e escrever. E diante do contexto pandêmico, os relatos evidenciam que as dificuldades se tornaram mais acentuadas, porém 8 dos alunos entrevistados, pretendem continuar estudando mesmo que de forma remota.
Descrição: SOUSA, M. T. C. Quem são os alunos da EJA? Uma análise sobre o perfil dos alunos em contexto pandêmico da educação de jovens eadultos da cidade de Alcantil - PB. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26131
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC THATYANA 02.pdfPDF - Maria Thatyana da Costa Sousa1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DEP THATYANA.pdfPDF - Termo de Depósito528.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.