Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26137
Título: A arte de Frida Kahlo: motivação no processo ensino/aprendizagem da língua espanhola
Autor(es): Cardoso, Gerlane de Almeida
Palavras-chave: Ensino de língua espanhola
Arte
Processo ensino-aprendizagem
Motivação
Data do documento: 17-Fev-2022
Resumo: Considerando que há uma forte presença da dor, do sofrimento e do isolamento nas obras da artista Frida Kahlo, e sabendo que a arte beneficia a saúde emocional, facilita o caminho da expressividade, do autoconhecimento, e proporciona bem estar para a mente e para o corpo, pesquisa-se sobre a arte pós-leitura da obra e vida da artista Frida Kahlo como forma de motivar os educandos no ensino/aprendizagem da Língua Espanhola. O objetivo central do trabalho é o ensino/aprendizagem da Língua Espanhola tendo por apoio a vida e obra de Frida Kahlo. O Presente estudo apresenta os resultados de uma pesquisa de revisão de literatura, exploratória e descritiva resultado de um Minicurso online em tempos de Pandemia da COVID-19 que teve o apoio do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na qual foi produzido um e-book contendo obras dos educandos produzidas, em uma quarentena, durante o minicurso online. A exemplo da vida de Frida Kahlo que viveu por muitos momentos de solidão conseguiu produzir suas obras de forma espetacular, assim, os educandos durante o minicurso também vivenciaram momentos de solidão por causa da pandemia se esforçaram e produziram suas obras e se sentiram motivados a aprender uma Língua Estrangeira. O ensino da Língua Espanhola além de ser uma necessidade usual no contexto atual é uma grande aliada na aprendizagem dos alunos em virtude de possibilitar o acesso a outras culturas, o que torna o educando bem mais preparado para a vida em sociedade e para o mercado de trabalho. Visto que a dificuldade de locomoção acompanhou a pintora mexicana durante toda sua vida e que muitas vezes foi alvo de violência e descriminação e ao estudar a vida e obra de Frida Kahlo, foi visto que os educandos compreenderam a necessidade de romper as barreiras da discriminação e abriram seus olhares para a inclusão. Como resultado da nossa pesquisa podemos ver que a arte descrita nas obras de Frida Kahlo pode proporcionar aos educandos uma reflexão sobre o processo de criação do indivíduo, levando-o a desenvolver sua criatividade, raciocínio, promovendo o autoconhecimento e a autonomia, além de fazer com que o educando reflita sobre os problemas de locomoção e a inclusão, ademais de ser um recurso facilitador e motivador no ensino/aprendizagem da Língua Espanhola. Como pressuposto teórico, utilizaremos autores como HERRERA (2011), VYGOTSKY (2001), FREIRE (1996), LEFFA (2016), entre outros autores que tratam questões sobre os temas correlatos.
Descrição: CARDOSO, G. A. A arte de Frida Kahlo: motivação no processo ensino/aprendizagem da língua espanhola. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26137
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GERLANE DE ALMEIDA CARDOSO.pdfPDF - Gerlane De Almeida Cardoso4.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito .pdfPDF - Termo de Depósito58.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.