Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26140
Título: | Mensuração da colaboração na educação interprofissional entre docentes da UEPB |
Autor(es): | Andrade, Wanderson Ramon Barbosa |
Palavras-chave: | Interprofissionalidade Práticas interdisciplinares Prática colaborativa |
Data do documento: | 21-Mar-2022 |
Resumo: | A EIP ocorre quando duas ou mais profissões aprendem com, de e sobre cada uma delas para melhorar a colaboração e qualidade da assistência nos serviços de saúde, sendo colocada como modelo para superar o frágil sistema assistencial existente nos serviços de saúde, buscando discutir as exigências contemporâneas de modernização dos sistemas de saúde e as complexas necessidades de saúde da população brasileira. Confronta-se, assim, com o desafio de repensar os currículos e as práticas educacionais, com a integração teórico-prática, construída de maneira interprofissional. Entretanto, a EIP encontra resistências na prática docente, sendo justificada pela resistência na mudança das práticas hegemônicas e tradicionais, mas também porque é necessário que se mantenha o aprendizado de conhecimentos e habilidades específicas de cada profissão. Sendo assim, esse trabalho teve como objetivo a mensuração da colaboração interprofissional de docentes que atuam na área de saúde coletiva, no Campus I da UEPB. Tratou-se de um estudo transversal, exploratório, descritivo e inferencial, com abordagem quantitativa pelo qual se utilizou o instrumento AITCS-E para mensuração da parceria, cooperação e coordenação e da colaboração propriamente dita. Os resultados foram analisados dentro dos intervalos de score propostos pelos idealizadores do instrumento, pelo qual se observou que a amostra analisada caminha em direção à prática colaborativa, isto é, apresenta uma propensão ao desenvolvimento de relações respeitosas, trabalho em equipe, valorização dos diversos pontos de vista e compartilhamento do trabalho de forma equitativa para alcançar objetivos comuns, favorecendo o desenvolvimento de inciativas interprofissionais na instituição. |
Descrição: | ANDRADE, Wanderson Ramon Barbosa. Mensuração da colaboração na educação interprofissional entre docentes da UEPB. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26140 |
Aparece nas coleções: | 10 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Wanderson Ramon Barbosa Andrade.pdf | PDF - Wanderson Ramon Barbosa Andrade | 2.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 217.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.