Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26181
Título: Pênfigo vulgar em cavidade bucal: relato de caso e manejo em paciente jovem
Autor(es): Ribeiro, Thayla Regina Corrêa
Palavras-chave: Pênfigo Vulgar
Doença autoimune
Odontologia
Data do documento: 21-Dez-2021
Resumo: Pênfigo Vulgar é uma doença bolhosa mucocutânea crônica de origem autoimune que está relacionado à produção de autoanticorpos patogênicos contra importantes componentes da adesão celular, caracterizando a formação de bolhas flácidas que se rompem facilmente e originam erosões e/ou úlceras dolorosas de difícil cicatrização. O presente trabalho teve por objetivo relatar o caso de um paciente jovem com pênfigo vulgar em cavidade bucal e apresentar o protocolo de tratamento empregado para a tentativa de resolubilidade do caso. Paciente do sexo masculino, 30 anos de idade, feoderma, compareceu à clínica de estomatologia queixando-se de múltiplas lesões dolorosas por toda a cavidade bucal. Defronte as informações obtidas, exame clínico minucioso e positividade ao teste de Nikolsky, foi constatado a hipótese diagnóstica de pênfigo vulgar. Para dar sequência ao processo investigativo, realizou-se biópsia incisional para análise histopatológica que confirmara o diagnóstico. Foi definido uso de prednisona como corticoide de primeira escolha associado à um corticoide tópico, visando aliviar a sintomatologia diante às extensas lesões bucais. Devido à presença de dor, sangramento, ulcerações e ao proeminente envolvimento da cavidade bucal característico da doença, estas doenças vesículo-bolhosas são um grande desafio para o cirurgião-dentista.
Descrição: RIBEIRO, Thayla Regina Corrêa. Pênfigo Vulgar em Cavidade Bucal: Relato de Caso e Manejo em Paciente Jovem. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade Estadual da Paraíba, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26181
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thayla Regina Correa Ribeiro.pdfPDF - Thayla Regina Correa Ribeiro.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfTermo_de_Deposito_TCC.pdf68.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.