Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26213
Título: A comunicação da fé pelas mídias sociais: o caso do YouTube e a série "Faces da Perseguição"
Autor(es): Lellys, Virgínia Claúdio de Farias
Palavras-chave: Jornalismo religioso
Mídias digitais
Youtube
Comunicação religiosa
Perseguição religiosa
Jornalismo documental
Data do documento: 25-Mar-2022
Resumo: Considerando as mudanças comunicativas a partir da popularização da internet e de suas mídias sociais, bem como a oferta de conteúdos especializados no âmbito religioso/cristão da web, este artigo tem por objetivo compreender as estratégias usadas na transmissão da mensagem do canal Portas Abertas, pela série documental “Faces da Perseguição”, disponibilizada no YouTube. Para tanto, analisou-se os dois primeiros episódios postados, a partir da metodologia de pesquisa descritiva, utilizando um roteiro de observação. As inferências são apresentadas segundo o estudo da narrativa de cada episódio isoladamente e, logo após, há o cruzamento dos dados obtidos, apresentando as semelhanças e diferenças entre eles, visando compreender as motivações. Alguns dos autores consultados, para dar suporte aos estudos e conceitos necessários para entender esses elementos, são Steinwascher Neto (2015) – onde a perseguição a fé cristã é retratada em seu início pelo Império Romano –, Silva, A. (2017) – para compreender melhor a especialização do jornalismo religioso – e Melo, Gomes e Morais (2001) – esclarecendo sobre a subjetividade documental. Através da observação em conjunto ao referencial teórico, foi possível assimilar a influência dos planos de imagens e de outros elementos constitutivos do documentário, para impactar e sensibilizar o espectador, de forma que o projete à prática da ajuda financeira e espiritual na tentativa de modificar uma determinada realidade, se não para todos, ao menos para alguns.
Descrição: LELLYS, Virgínia Claúdio de Farias. A comunicação da fé pelas mídias sociais: o caso do YouTube e a série "Faces da Perseguição". 23f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo)- Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26213
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Virgínia Claúdio de Farias Lellys.pdfPDF -Virgínia Claúdio de Farias Lellys462.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito Virgínia Lellys.pdfTermo de depósito. Virgínia Lellys461.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.