Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26220
Título: Efeitos dos exercícios de fortalecimento dos músculos escapulares na síndrome do impacto do ombro: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Guimarães, Gabriela Dutra
Palavras-chave: Impacto no Ombro
Músculos Escapulares
Articulação Glenoumeral
Data do documento: 25-Mar-2022
Resumo: A Síndrome do Impacto do Ombro (SIO) é um problema comum que ocorre na articulação glenoumeral. Pode-se entender como uma série de indícios e sintomas no ombro que surgem indicando impacto e dores nas estruturas subacromiais, causando prejuízos funcionais. O objetivo desta revisão é compreender os efeitos do uso de exercícios de fortalecimento dos músculos escapulares através do Treinamento Resistido (TR) no tratamento e reabilitação da SIO. O método utilizado para este estudo foi de revisão bibliográfica, sendo uma pesquisa explicativa com abordagem qualitativa, através de artigos nos idiomas português e inglês. Foi feita a análise de 9 artigos, os quais tiveram algumas divergências, contudo, é compreendido que nos estudos não foram utilizados exatamente os mesmos métodos e ferramentas. Mesmo assim, os resultados de praticamente todos os estudos discutidos ressaltaram a eficácia dos exercícios com foco nas escápulas para tratar a SIO. Não obstante, os objetivos gerais do trabalho foram supridos, pois foram encontrados os principais efeitos dos exercícios de fortalecimento e estabilização para músculos escapulares na SIO, que foram: melhoras na função do ombro, nas dores, na incapacidade e na amplitude de movimento.
Descrição: GUIMARÃES, Gabriela Dutra. Efeitos dos exercícios de fortalecimentos dos músculos escapulares na síndrome do impacto do ombro: uma revisão bibliográfica. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26220
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriela Dutra Guimaraes.pdfPDF - Gabriela Dutra Guimaraes396.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito187.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.