Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26222
Título: Patologiais Sociais: O vazio do Trabalho Sem Sentido
Autor(es): Pereira, Barbara de Lima
Palavras-chave: Logoterapia
Trabalho
Vazio existencial
Patologias sociais
Data do documento: 24-Mar-2022
Resumo: Buscou-se abordar, através de uma pesquisa bibliográfica, a problemática do sofrimento laboral, a partir das relações laborais e organização do trabalho. Observou-se na literatura, as chamadas patologias sociais, ou seja, o adoecimento de origem social. Destacam-se, neste estudo, as patologias nas organizações: o assédio moral, a violência psicológica, e o abuso de poder; assim como os Transtornos Mentais Comuns. Para compreender as nuances do sofrimento do homem decorrente da organização do trabalho, foram utilizadas duas vertentes teóricas: A psicodinâmica de Christophe Dejours e a Logoteoria de Viktor Frankl. Logo, conclui-se que as patologias sociais citadas acima, ocorrem quando não há possibilidade de negociação entre o trabalhador e a realidade imposta pela organização do trabalho, ou quando são manifestadas através da sensação de vazio existencial, decorrente de um trabalho sem sentido. Ainda assim, o homem pode atribuir sentido ao trabalho e se sentir realizado quando expressa sua singularidade e essência, ao mesmo tempo em que, diante do sofrimento, pode transformar a situação e atribuir sentido circunstancial.
Descrição: PEREIRA, Barbara de Lima. Patologias Sociais: O vazio do Trabalho Sem Sentido. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26222
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Barbara de Lima PereiraPDF - Barbara de Lima Pereira549.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito198.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.