Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26257
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carneiro, Mateus Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-06T14:03:17Z | - |
dc.date.available | 2022-04-06T14:03:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 469.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26257 | - |
dc.description | CARNEIRO, Mateus Fernandes. O ensino remoto de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O advento do ensino remoto em decorrência da pandemia de Covid-19 evidenciou dificuldades educacionais no ensino e aprendizagem de língua portuguesa. O presente artigo traz como problemática o impacto do ensino remoto no aprendizado de língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. A relevância da pesquisa decorre da escassez de publicações acerca da temática e a possibilidade de trabalhar os gêneros digitais nas aulas. O objetivo geral é elucidar a realidade do ensino de língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental com o advento do Ensino Remoto, tendo como objetivos específicos: elencar pesquisas recentes sobre desafios do Ensino Remoto em tempos de pandemia; questionar professores de Língua Portuguesa das escolas EMEF Maria Vaz Vieira e da ECIT EEFM Daniel Carneiro; Apontar desafios e possibilidades do Ensino remoto de língua portuguesa. Adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, como forma de desenvolver uma temática pouco explorada. Recorreu-se a autores tais quais Aguiar (2020), Bakhtin (2003), Grossi et al. (2020), Kersch e Dornelles (2021), Moran (2000), Soares (2009), Vellar e Cardoso (2021) e Wolf (2019). Constatou-se aparente estagnação do desenvolvimento de habilidades e competências de língua portuguesa através dos relatos dos professores. A expectativa é de hibridização da tecnologia na rotina das escolas com o retorno das aulas presenciais, bem como a expansão do trabalho com gêneros digitais e tecnologias da informação e comunicação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Esp. Vanessa Narel Pereira de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | O ensino remoto de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mateus Fernandes Carneiro | PDF - Mateus Fernandes Carneiro | 466.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito | PDF - Termo de depósito | 140.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.