Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26257
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarneiro, Mateus Fernandes-
dc.date.accessioned2022-04-06T14:03:17Z-
dc.date.available2022-04-06T14:03:17Z-
dc.date.issued2022-03-16-
dc.identifier.otherCDD 469.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26257-
dc.descriptionCARNEIRO, Mateus Fernandes. O ensino remoto de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO advento do ensino remoto em decorrência da pandemia de Covid-19 evidenciou dificuldades educacionais no ensino e aprendizagem de língua portuguesa. O presente artigo traz como problemática o impacto do ensino remoto no aprendizado de língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. A relevância da pesquisa decorre da escassez de publicações acerca da temática e a possibilidade de trabalhar os gêneros digitais nas aulas. O objetivo geral é elucidar a realidade do ensino de língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental com o advento do Ensino Remoto, tendo como objetivos específicos: elencar pesquisas recentes sobre desafios do Ensino Remoto em tempos de pandemia; questionar professores de Língua Portuguesa das escolas EMEF Maria Vaz Vieira e da ECIT EEFM Daniel Carneiro; Apontar desafios e possibilidades do Ensino remoto de língua portuguesa. Adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, como forma de desenvolver uma temática pouco explorada. Recorreu-se a autores tais quais Aguiar (2020), Bakhtin (2003), Grossi et al. (2020), Kersch e Dornelles (2021), Moran (2000), Soares (2009), Vellar e Cardoso (2021) e Wolf (2019). Constatou-se aparente estagnação do desenvolvimento de habilidades e competências de língua portuguesa através dos relatos dos professores. A expectativa é de hibridização da tecnologia na rotina das escolas com o retorno das aulas presenciais, bem como a expansão do trabalho com gêneros digitais e tecnologias da informação e comunicação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Esp. Vanessa Narel Pereira de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO ensino remoto de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mateus Fernandes CarneiroPDF - Mateus Fernandes Carneiro466.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito140.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.