Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26266
Título: A revitimização da mulher no processo penal
Autor(es): Silva, Vívia Alves da
Palavras-chave: Revitimização
Violência contra a mulher
Processo penal
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: O presente trabalho tem por principal objetivo analisar, no âmbito do procedimento penal, o processo de revitimização da mulher vítima de violência. Pretende-se discutir como acontece a revitimização e por quais motivos esse fenômeno ainda ocorre nas instituições, observando-se que ainda existe grande despreparo e falta de capacitação adequada por parte dos profissionais responsáveis pelo atendimento a essas vítimas. Para tanto, num primeiro momento, será explicado o que é a revitimização, com o intuito de entender o processo de culpabilização ao qual as mulheres estão comumente submetidas. Em seguida, analisar-se-á como ocorrem as situações de violência institucional perpetradas pelo Estado, através de seus órgãos e agentes, observando-se como as instituições são responsáveis por perpetuar a violência contra a mulher. Posteriormente, será explanado como se sucede a revitimização durante a apuração dos crimes dos quais as mulheres são vítimas, analisando-se cada fase do procedimento penal. Por fim, abordar-se-á um caso concreto de revitimização, que culminou na criação da Lei 14.245, publicada em 22 de novembro de 2021.
Descrição: Silva, V. A. da. A revitimização da mulher no processo penal. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26266
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vívia Alves da SilvaPDF - Vívia Alves da Silva778.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito2.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.