Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26267
Título: Autonomia da perícia oficial criminal: efeitos institucionais da desvinculação estrutural da polícia civil nos Estados
Autor(es): França, Diniz Silva de
Palavras-chave: Perícia Criminal
Autonomia
Polícia Judiciária
Constituição Federal
Data do documento: 28-Mar-2022
Resumo: A realidade da perícia criminal brasileira possui acentuada heteronomia na maneira como os Estados organizam à sua estrutura administrativa e funcional. As Casas Legislativas estaduais produziram padrões distintos, quando se comparam os diversos Estados-Membros, seja pela extensão geográfica, densidade populacional ou disponibilidade de recursos. Nesse sentido, deve-se refletir sobre uma forma unificada de organização de tais órgãos de maneira a promover a qualidade do trabalho e a valorização dos profissionais em questão. Assim, o papel deste trabalho, foi adentrar às possibilidades de autonomia da Perícia Oficial Criminal em relação à desvinculação da estrutura da Polícia Civil, bem como ao seu valor no processo persecutório acusatório. Foram examinados os argumentos jurídicos do STF sobre a constitucionalidade dessa desvinculação, sem o reconhecimento de atividade de natureza de policial. Ainda, foi detalhado o exemplo da perícia do Estado de Goiás, como parâmetro de análise. Diante das inconsistências nas argumentações concebidas, se discutiu a autonomia da Perícia Oficial Criminal, principalmente, a partir da PEC 76/2019 que, dentre outras coisas, propõe a uniformização da nomenclatura dos órgãos periciais para a denominação de Polícia Científica, a ser incluída no rol do art. 144 da Constituição Federal, que estabelece as instituições policiais.
Descrição: FRANÇA, D. S. de. Autonomia da perícia oficial criminal: efeitos institucionais da desvinculação estrutural da polícia civil nos Estados. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26267
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diniz Silva de FrançaPDF - Diniz Silva de França493.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito304.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.