Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26290
Título: Uma análise dos impactos do novo SARS-CoV-2 (novo coronavírus) nas Micro e Pequenas empresas da cidade de São José do Egito - PE
Autor(es): Nóbrega, Alberto de Noronha
Palavras-chave: Covid-19
Empresas
Impactos
Pandemia
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: Após o surgimento do novo coronavírus (SARS-CoV-2), fez-se necessário as medidas emergenciais, e em consequência milhares de pessoas ficaram sem ter acesso presencial, lojas, e outros estabelecimentos, devido as recomendações e restrições interpostas por órgãos federativos e organizações mundiais que se uniram em um proposito, combater a proliferação do vírus. Mesmo com as medidas de isolamento e a não reabertura das lojas e comércios, os donos destas empresas passaram a inovar em suas vendas, disponibilizando de recursos como pedidos por meio de aplicativos e redes sociais, entrega via delivery, recebimento de compras por cartão online, Pix, entre outros. Contudo, este artigo tem como problemática: quais os impactos causados pela pandemia do Sars-CoV-2 (novo coronavírus) nas micro e pequenas empresas do setor de vestuário da cidade de São José do Egito – PE? O presente artigo tem como objetivo geral apresentar uma análise dos impactos causados pela pandemia do Sars-CoV-2 nas micro e pequenas empresas da cidade de São José do Egito – PE. A escolha do presente tema justifica-se com a necessidade de se ter maior compreensão acerca dos impactos causados por meio da pandemia do Covid-19 à micro e pequenas empresas, aos quais tiveram que se inovar e buscar meios e estratégias de permanecerem ativas no mercado, bem como ainda buscar manter os clientes fidelizados, mesmo estando em um momento de crise. A pesquisa realizada neste estudo pode ser considerada do tipo qualitativa, realizada com 05 empresas localizadas no município de São José do Egito-PE. Os dados foram analisados e discutidos de modo quanti-qualitativo, tendo em vista que serão utilizados os resultados obtidos com as respostas dadas pelos responsáveis pelas empresas pesquisadas para fundamentar o presente artigo e discutidos à luz do referencial teórico trazido ao texto. De acordo com cada resposta dada para cada situação, foi feita a discussão à luz da literatura pertinente ao tema. Conclui-se então que as empresas conseguiram rapidamente se adaptar ao cenário causado pela pandemia. As soluções tomadas para tentar driblar a crise foram a adaptação do modelo de negócio, oferta de seus produtos por meio de plataformas digitais para que os clientes não tenham que sair de casa, e as mudanças nas estratégias de divulgação e vendas impulsionando-os em diversos canais online, foram bem-sucedidas e fizeram com que a empresa conseguisse se manter durante a crise, mesmo com tantas incertezas e tantas outras empresas fechando as suas portas.
Descrição: NOBREGA, A. N. Uma análise dos impactos do novo SARS-COV-2 (novo coronavírus) nas micro e pequenas empresas da cidade de São José do Egito - PE. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26290
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alberto de Noronha Nóbrega.pdfPDF - Alberto de Noronha Nóbrega864.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de depósito547.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.