Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26296
Título: Garantias trabalhistas das costureiras do polo de Santa Cruz do Capibaribe: negligência na segurança do trabalho
Autor(es): Cordeiro Junior, José
Palavras-chave: Direito do trabalho
Distúrbios ocupacionais
Direitos e garantias
Segurança no trabalho
Data do documento: 29-Mar-2022
Resumo: Com a expansão da produção e confecção do Polo de Santa Cruz do Capibaribe, impulsionado pela inserção dos meios tecnológicos de vendas, através das plataformas da internet, a população começou a depender menos da venda dos seus produtos na feira A partir dessa nova realidade, a confecção sofreu um aumento em sua produção, demandando um maior número de colaboradores e maior tempo de trabalho para alcançar as necessidades do público alvo. Com esse aumento nas confecções e na carga do trabalho das pessoas que trabalham com costura, houve um aumento nos malefícios causados pelo uso exagerado das máquinas de costuras, levando a um crescimento dos problemas causados pela falta de EPIs como protetores auriculares e até o uso de cadeiras próprias para o desempenho das funções. Através da análise das legislações pertinentes ao tema, bem como da realidade vivenciada por essas pessoas, busca-se identificar a possibilidade de um diálogo entre os Direitos obrigatórios e garantidos pela legislação e a população específica para que possam ser cobrado tais direitos, fazendo, assim, com que o conhecimento chegue até as pessoas, buscando aplica-lo de forma mais ampla, observando a necessidade da criação de algum órgão que auxilie na fiscalização e zele pelo bem-estar da população, alcançando assim, sua função social.
Descrição: CORDEIRO JUNIOR, José. Garantias trabalhistas das costureiras do polo de Santa Cruz do Capibaribe: negligência na segurança do trabalho. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26296
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Cordeiro Junior.pdfPDF - José Cordeiro Junior682.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito743.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.