Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26380
Título: Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID na formação de professores de Geografia em Campina Grande – PB
Autor(es): Sousa, Jéssika Míirlla Farias
Palavras-chave: Formação de professor
Prática pedagógica
Ensino
Aprendizagem
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Data do documento: 8-Jul-2021
Resumo: Este trabalho discute a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID como políticas educacionais na formação inicial e continuada de professores, relatando experiências e vivenciadas a partir da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, em três escolas públicas da cidade de Campina Grande – PB, sendo elas: Assis Chateaubriand, Severino Cabral e São Sebastião, entre os anos de 2014, 2015 e 2016. Buscamos refletir sobre a contribuição do PIBID/UEPB/CAPES na melhoria do ensino de Geografia e na formação de professores. Dessa maneira, o presente artigo objetivou entender a importância do PIBID no processo de ensino e aprendizagem, reconhecendo o valor social do professor e potencializando práticas educativas que construam um ensino e aprendizagem significativo para os protagonistas desse processo (professores em formação inicial e continuada). A metodologia utilizada na pesquisa foi do tipo participativa, com uma abordagem qualitativa, a partir da construção de referências teóricos como CARVALHO, 2021; SOUSA, 2018; SANTANA, 2018 e documentais. Diante desses desdobramentos, é preciso destacar que a escola é um campo de pesquisa, por isso a ação docente precisa ter um lugar relevante junto ao mundo da educação. Nesse sentido, o PIBID/UEPB/CAPES vem deixando contribuições relevantes para consolidar com mais qualidade o ensino de Geografia em Campina Grande, relacionando vida, escola, sociedade, tecnologia e muitos outros temas, por meios de ações e projetos de intervenção, incorporando estratégias didática e metodológicas inovadoras, com a utilização de recursos didáticos, junto na construção de uma prática pedagógica que busca relacionar os conteúdos com o cotidiano dos estudantes. Portanto, por meio do PIBID/UEPB/CAPES realizamos uma aproximação e valorização entre universidade e escola; entre formação inicial e continuada; entre ensino e aprendizagem de Geografia. Vale ressaltar também a valorização do trabalho em equipe, tornando as aulas de Geografia muito mais significativas e representativas para os estudantes. O PIBID é um elo de fortalecimento do ensino, da formação inicial e continuada dos professores de Geografia. Com o PIBID é possível destacar a pluralidade de possibilidades para a construção de um ensino de Geografia, construído no chão da sala de aula, objetivando uma consciência geográfica para além dos muros (matérias e imateriais) das escolas.
Descrição: SOUSA, J.M.F. Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID na formação de professores de geografia em Campina Grande – PB. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26380
Aparece nas coleções:I - EG - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jessika Miirlla Farias de Sousa.pdfPDF - Jessika Miirlla Farias de Sousa738.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de deposito.pdfPDF - Termo de depósito160.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.