Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26400
Título: A mediação como instrumento de auxílio na lentidão processual no direito das sucessões
Autor(es): Silva, Diógenes Diniz da
Palavras-chave: Conflito
Mediação
Autocomposição
Sucessão
Data do documento: 31-Mar-2022
Resumo: O presente artigo apresenta uma discussão teórica sobre mediação no auxílio da lentidão processual nas ações de sucessão. Discute-se inicialmente o conflito e sua evolução na história, dando origem a necessidade de diferentes técnicas para resolução desses conflitos, iniciando o estudo da mediação, método de autocomposição primordial no conflito familiar, para findar o confronto no momento da sucessão. O estudo tem como objetivo, analisar os impactos da mediação e sua adequação nos conflitos de sucessão e no auxílio a lentidão processual, ademais, também são citadas as previsões legais que introduzem a mediação no direito brasileiro. A metodologia aplicada foi o método dedutivo, através de pesquisa bibliográfica a partir de livros históricos, doutrinas e jurisprudência, obtidos através de acervos públicos e privados, inclusive por meio eletrônico. Como resultado foi observado que a mediação é o instrumento adequado para a resolução dos conflitos na sucessão, auxiliando assim o Poder Judiciário na diminuição do congestionamento processual.
Descrição: SILVA, D. D. da. Título: A mediação como instrumento de auxílio na lentidão processual no direito das sucessões. 2022. 22f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26400
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diógenes Diniz da SilvaPDF - Diógenes Diniz da Silva16.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito5.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.