Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26411
Título: | Álcool e direção combinam?: uma proposta didática para o ensino de soluções no ensino médio |
Autor(es): | Moura, Niéliton Gomes |
Palavras-chave: | Resolução de problemas Temas geradores Álcool e direção |
Data do documento: | 1-Abr-2022 |
Resumo: | Os altos índices de acidentes de trânsito em consequência do consumo excessivo de bebidas alcóolicas envolvendo jovens e adolescentes na sociedade brasileira, retratam uma população que conhece os riscos dessa problemática social mas desconsideram as orientações de prevenção de acidentes de trânsito. É observado que os conteúdos do ensino de Química são bastante extensos e que os professores costumam desenvolvê-los de forma pouco contextualizada, distanciando as necessidades do aluno em entender e interagir criticamente no mundo em que está inserido. Nesse sentido, a pesquisa buscou avaliar as contribuições da utilização da temática “Álcool e direção” como auxiliador de aprendizagem do conteúdo de soluções conscientizando os jovens sobre os malefícios da ingestão de álcool. O método utilizado foi uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, desenvolvida em uma Escola Cidadã Integral na cidade de Campina Grande-PB e contou com 50 alunos do 2º ano do Ensino Médio no qual foi aplicado dois questionários como instrumentos de coleta de dados. Desenvolveu-se práticas pedagógicas estruturadoras e interventoras aplicadas à uma sequência didática que demonstrou a natureza das reações químicas e proporcionou discussões à cerca do tema socio-científico proposto. A análise de dados ressaltou a superação da dificuldade dos estudantes em relacionar o tema de seu próprio contexto de vida com questões científicas. Além disso, observou-se uma maior participação e interesse dos alunos nas aulas ministradas após a abordagem temática. Por fim, a pesquisa contribuiu positivamente, pois promoveu-se um ambiente de aprendizagem conscientizador, onde os conhecimentos construídos na sala de aula foram utilizados na resolução de problemas sociais, apontando a química na explicação dos fatos vividos. |
Descrição: | MOURA, Niéliton Gomes. Álcool e direção combinam?: uma proposta didática para o ensino de soluções no ensino médio. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26411 |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Niéliton Gomes Moura | PDF - Niéliton Gomes Moura | 809.94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 159.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.